Colatina

Sítio Histórico recebe programação especial - Itapina

Itapina Sítio Histórico recebe programação especial

O Sítio Histórico de Itapina, em Colatina, recebe dois importantes eventos no dia 09 de dezembro (sábado): a entrega das obras da "Casa Carneiro", imóvel tombado que passou por processo de restauração e reforma, às 18h, e o encerramento do projeto "Histórias em Migalhas – Memória oral do povo de Itapina", às 18h30. Estarão presentes no evento o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, uma equipe da Secult, a superintendente do Iphan-ES, Elisa Taveira, e diversas autoridades políticas locais.


Casa Carneiro

Contemplado pelo Edital 017/2016: Patrimônio Cultural Arquitetônico Tombado em Sítios Históricos, a "Casa Carneiro", também conhecida como Casa da Crenilda, é uma edificação datada do começo do século XX e que passou por um processo de nove meses de restauro e reforma. Além do futuro programa de hospedagem "Cama e Café", o projeto tem como intuito incentivar a comunidade a promover ações similares de conservação de seus imóveis.

A obra seguiu as diretrizes da resolução 003/2013 do Conselho Estadual de Cultura (CEC), que cria condições para preservação, conservação e valorização de imóvel que esteja danificado com o desgaste do tempo e pela falta de manutenção. O processo de restauro e reforma foi projetado e acompanhado pelos arquitetos e urbanistas Claudio Henrique de Oliveira Gouvêa, Damares Augusta Munerat e pelo engenheiro civil Thiéres Pedro Quintino Aboumrad.


Histórias em Migalhas

Iniciado em maio, "Histórias em Migalhas – Memória oral do povo de Itapina" é um projeto social que buscou incentivar o registro de histórias dos moradores do Sítio Histórico por meio de rodas de Conversa e oficinas, ambas realizadas no Museu Virginia Tamanini, localizado no distrito. Agora a ação se encerra com uma programação especial a partir das 18h30, com lançamento de E-book (livro digital) que contém as histórias contadas durante o projeto, além da feira gastronômica e atrações musicais. A entrada é franca.

De acordo com Adriana Kemil, umas das organizadoras do projeto, no E-book foram registrados todos os relatos colhidos durante as rodas de conversa com a intenção de preservar as narrações em forma de mídia digital. "O projeto faz com que todos os envolvidos e aqueles que futuramente venham a conhecer o material descubram e valorizem cada vez mais a história de nosso Estado. A nossa iniciativa poderá ser aplicada posteriormente nos outros sítios históricos do Estado", destaca.

O projeto conta com o apoio institucional da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo (SECULT), e o suporte da Secretaria Municipal de Cultura de Colatina.


Serviço:


Entrega da obra de restauração da Casa Carneiro

Data: 09 de Dezembro de 2017

Horário: 18 horas

Endereço: Avenida Elisa Castiglione Rosa, 448, Colatina.


Programação "Histórias em Migalhas – Memória oral do povo de Itapina"

18h - Abertura das barracas de comida/bebida/artesanato e espaço de recreação infantil

19h Início da contação de histórias com Tiana Magalhães e Marta Samõr.

20h - Solenidade com apresentação do relatório final do projeto,

20h30 - Lançamento do e-book e abertura das três exposições no Museu Virginia Tamanini.

21h - Moda de viola no palco.

Mais informações do evento no facebook:

https://www.facebook.com/events


Tags:



Publicidade