Vila Velha

Galeria Livre de Artes é inaugurada na Barra do Jucu - Neste domingo (03)

Neste domingo (03) Galeria Livre de Artes é inaugurada na Barra do Jucu

Ao som de tambores e casacas das bandas de congo locais, com muita música e arte, acontece, neste domingo (03), às 15 horas, a festa de inauguração da Galeria Livre de Artes da Barra do Jucu e o lançamento do site do Museu Vivo, que contém o inventário dos bens materiais e imateriais da comunidade. A programação conta ainda com atividades para crianças, mostras fotográficas e de vídeo e entrega de certificados. O projeto foi contemplado com Edital 016 - Setorial de Artes Visuais 2016. A entrada é franca.

O projeto – realizado pelo Ponto de Memória Museu Vivo da Barra do Jucu – executou, durante o ano, diversas intervenções artísticas na comunidade, principalmente a pintura em muros, por artistas plásticos reconhecidos e selecionados por meio de edital, o que transformou o corredor cultural e gastronômico da Barra do Jucu, em uma verdadeira galeria a céu aberto.

Outros destaques foram as séries de oficinas de artes, todas relacionadas às tradições da cultura local – pintura, fotografia, serigrafia, confecção de máscaras de carnaval, desenho de observação e fabricação de materiais artísticos. O inventário que estará disponível no site também estimulou a Emef Escola Tuffy Nader a replicar o projeto e mais de 200 alunos já participaram de pesquisas e projetos sobre a história e os bens culturais da Barra do Jucu.


Projetos

O Inventário Participativo Material e Imaterial das Tradições e Cultura da Comunidade, denominado Ponto de Memória, também foi aprovado nos editais de cultura de 2016 da Secult. Foram catalogadas as principais tradições, valores, histórias e manifestações da cultural local como o congo, a pesca, a culinária, o teatro, a música, a renda de bilro e seus recursos naturais como a foz do Rio Jucu e o Parque Municipal de Jacanerema - que serão disponibilizadas em um site (www.museuvivodabarradojucu.com.br) e vão integrar o acervo do Museu Vivo.


Serviço:


Festa de inauguração da Galeria Livre de Artes da Barra do Jucu e lançamento do site do Museu Vivo;

Dia: domingo (03);

Horário: a partir das 15 horas;

Local: Sede do Museu Vivo da Barra do Jucu – Rua Ana Penha Barcelos (Ao lado do Posto da PM).



Programação: Brincadeiras com crianças, apresentações artísticas, mostras fotográficas e de vídeo, entrega de certificados e apresentações das bandas de congo.

Saiba mais sobre o Museu Vivo da Barra do Jucu:

https://www.facebook.com/museuvivodabarradojucu/

http://museuvivodabarradojucu.com.br/


Mais informações:

Coordenadora do Projeto Galeria Livre: Claudia Miranda – 99530-1812;

Coordenadora do Projeto Ponto de Memória – Maria Regina Ruschi – 98819-4340.


Núcleo de Comunicação do Museu Vivo da Barra do Jucu;

Marialina Antolini – 98123-8545;

Marina Filetti – 98848-4304.


Tags:



Guia Capixabão


Imagine divulgar seu negócio para 45 mil pessoas todos os meses, ser encontrado pelos seus clientes e aumentar suas vendas, mesmo que você não entenda nada sobre sites?