Colatina

Governo lança projeto Criança Feliz Capixaba em Colatina - Assistência Social

Assistência Social Governo lança projeto Criança Feliz Capixaba em Colatina


O vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, esteve em Colatina nesta sexta-feira (1º), para o lançamento oficial do projeto Criança Feliz Capixaba no município.

 Ao todo, 20 cidades capixabas são signatárias do projeto que, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), reúne ações nas áreas de Saúde, Assistência social, Educação, Justiça e Cultura. A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar.

"A primeira infância é a fase mais importante na formação do ser humano. A abordagem humana e afetiva é fundamental para compreender as pessoas e suas diferenças. Por isso, uma visita bem feita deve encampar diversos setores em prol de um desenvolvimento físico e intelectual saudável daquelas vidas que acabaram de chegar ou que estão para nascer", destacou Colnago.

Para as pessoas que recebem o Bolsa Família, o acompanhamento vai até os três anos de idade. Já para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o apoio se estende até os seis anos. O programa também acompanha e orienta as mães desde a fase de gestação.

Nas visitas domiciliares semanais, as famílias recebem informações sobre como incentivar o desenvolvimento dos filhos e fortalecer os vínculos afetivos. A expectativa do governo federal é de atender a cerca de 4 milhões de crianças, em todo o país, até 2018.

Colnago, que é médico, destacou a importância deste atendimento humanizado. "A ciência já comprovou a importância de, além de todo o acompanhamento médico, nutricional, o afeto e o carinho fazem parte de um conjunto de ações que contribuem para um bom desenvolvimento de crianças e também dos adultos. Por isso, um novo modelo de atendimento médico foi implantado no Estado, a Rede Cuidar. Já começou a funcionar em Nova Venécia e serão cinco unidades até o primeiro semestre de 2018."

A primeira unidade da Rede Cuidar está localizada em Nova Venécia e, em dois meses de funcionamento, já foram atendidos mais de 2 mil pacientes e realizadas mais de 10 mil consultas, sempre próximo ao cidadão, evitando deslocamentos até a Grande Vitória para realização de exames ou atendimentos especializados, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.




Workshop

Na ocasião, o Governo do Estado e a Prefeitura de Colatina realizaram o workshop: "Educação Inclusiva Para Cultura de Paz", um espaço de discussão e reflexão sobre os desafios e as possibilidades das pessoas com deficiência no contexto escolar e na sociedade, divulgando e socializando o conhecimento da Educação Inclusiva e compartilhando conhecimentos que inspirem iniciativas de inovação e atitudes de inclusão social para a cultura de paz.

O evento contou com a participação de gestores, profissionais e membros das Apaes e Pestalozzi de 27 municípios.


Tags:



Publicidade