João Neiva

Prefeitura implanta ações de combate à violência doméstica - Denuncie 180

Denuncie 180 Prefeitura implanta ações de combate à violência doméstica

A Prefeitura Municipal de João Neiva (pmjn), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), assinou, na última segunda-feira (20), na sede da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Termo de Cooperação voltado para as ações de combate à Violência Doméstica familiar contra as Mulheres.

A ação acontece em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES). A partir do ano de 2018, o município fará diversas ações em conjunto a assistência social, saúde e educação.

A violência contra mulher tem cada vez mais chamado a atenção. Mesmo com os onze anos da Lei Maria da Penha, são recorrentes os casos de crimes cometido contra o sexo feminino, principalmente dentro do ambiente familiar. No mundo, o assunto ganha ainda mais destaque no dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres -, e no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos -, pela proposta dos 16 Dias de Ativismo. A mobilização anual reúne diversos setores públicos e entidades de classe no enfrentamento da violência.


Ligue 180

O número 180 da Central de Atendimento à Mulher é o canal criado para receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência. Visando aperfeiçoar esse atendimento, a SPM transformou o Ligue 180 em disque-denúncia, em março de 2014. No novo formato, as denúncias recebidas são encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público de cada um dos estados e Distrito Federal. Essa mudança significa tratamento às denúncias com maior agilidade e eficácia.

Dessa forma, a central dá início à apuração das denúncias ao mesmo tempo em que mantém a função de prestar informação e orientação a quem ligar. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.


Tags:



Publicidade