Cachoeiro de Itapemirim

Projeto de assistência a moradores em situação de rua - Saúde

Saúde Projeto de assistência a moradores em situação de rua

Durante solenidade na tarde desta quarta-feira (22), em Cachoeiro, o prefeito Victor Coelho lançou o projeto que vai levar assistência em saúde a comunidades e a moradores em situação de rua, por meio de um ônibus adaptado.

Serão disponibilizados clínico geral, enfermeiros e dentista, em serviços como coleta de preventivo, consulta e exame.

Victor agradeceu o empenho dos setores envolvidos no projeto e destacou a importância dos ajustes financeiros na gestão para possibilitar este e outros investimentos. "Nestes 11 meses, nossos servidores se dedicaram muito para promover o máximo possível com os recursos, de modo responsável. O evento de hoje é oportunidade para uma prestação de contas da aplicação desses recursos", pontuou.

As localidades de São Joaquim e São João da Lancha serão as primeiras a receber o ônibus, em visita semanal, das 7h às 16h. Quinzenalmente, o ônibus estará nas proximidades do Museu Ferroviário (antiga estação), na Linha Vermelha, sempre das 18h às 20h, para atender pessoas que moram na rua.

A proposta é resultado de parceria entre as secretarias municipais de Gestão de Transportes (Semtra), Saúde (Semus), Comunicação Social (Semcos) e Desenvolvimento Social (Semdes), que marcaram presença também no evento, com suas equipes.

Prefeito comemora investimentos na área

Ao lado da secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, o prefeito citou os avanços no aparelhamento da rede e na ampliação do atendimento. Uma das ações foi o início, no último dia 1º, do sistema 24 horas no Pronto Atendimento Infantil (PAI) Dr. Gilson Carone, medida possível a partir do aumento no investimento nesse serviço.

Nos primeiros 15 dias da novidade, já foram cerca de 200 atendimentos das 22h às 7h, período em que o local, antes, ficava fechado. O PAI é custeado pela prefeitura e gerenciado pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa).

O prefeito citou ainda as reformas e ampliações que permitiram aumento da oferta de consultas nos bairros Recanto, Village da Luz e Novo Parque. Esses dois últimos contaram ainda com retorno de seus setores de odontologia, após dois anos.

Entre outras melhorias que chegaram à rede básica de saúde, tiveram destaque no evento o novo ponto de farmácia e a atuação de médicos residentes em acompanhamento de pré-natal de alto risco, ambos no Novo Parque, e a aquisição de 88 computadores para informatização das unidades de saúde.


Em dezembro, começa a licitação para compra das motocicletas para atendimento do fumacê, serviço previsto para começar em janeiro do ano que vem.


Tags:



Publicidade