Vitória

Estudantes da rede estadual vão aprender mandarim - Inovação

Inovação Estudantes da rede estadual vão aprender mandarim

Logo após reassumir o cargo, o governador Paulo Hartung anunciou que, que no próximo ano letivo, a unidade Escola Viva Profº Fernando Duarte Rabelo e o Centro Estadual de Idiomas (Cei) de Vitória serão contemplados com aulas de mandarim.

Na coletiva de imprensa Hartung salientou a importância da inclusão de um novo idioma na rede estadual. "Vamos introduzir mandarim em nossa rede e, para isso, estamos buscando parcerias para avançarmos com recursos importantes, principalmente, com recursos humanos, para auxiliar na orientação e capacitação de nossos jovens", destacou.

Além do novo idioma, foi anunciado a criação de 130 novas vagas para bolsistas de intercâmbio e a implantação de dois novos Centros Estaduais de Idiomas, nos municípios de Linhares e São Mateus com capacidade para mil estudantes. "Todo ano enviamos jovens bem-sucedidos, escolhidos por meritocracia, para participarem de intercâmbios. Outra novidade, é que vamos abrir mil vagas para os estudantes aprenderem uma segunda língua nos municípios de Linhares e São Mateus. Acredito que são ações convergentes e que abrem novas janelas de oportunidade no campo do conhecimento", acrescentou o governador.


Mandarim nas escolas

Uma parceria com uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Confúcio, com sede em Pequim, que promove a universalização da língua e cultura chinesa.

"Estamos conversando há um ano e recentemente conheci a experiência do Instituto no Rio de Janeiro. A ideia é acrescentar a experiência e o material pedagógico oferecido pelo instituto, com objetivo de agregar aos estudantes diferentes modalidades de aprendizagem da língua. Inicialmente, vamos firmar parceria para atendimento em uma unidade Escola Viva e um Centro Estadual de Idiomas", explanou o secretário Haroldo Rocha.

Para Ana Qiao, diretora chinesa do Instituto Confúcio, "o mandarim é a língua mais falada em todo o mundo. Temos parceria em 145 países. A importância e a influência mundial da China são cada vez maiores. Todos os países têm que estar mais abertos a esses programas culturais".

Estudantes da Escola Viva Profº Fernando Duarte Rabelo já comemoram como Yasmim Ferreira Teixeira "Vai ser muito bom. Sempre tive curiosidade de conhecer a cultura chinesa. A China hoje é um importante país atuante no mercado internacional. Hoje, já curso o de inglês e aprender o mandarim vai abrir ainda mais portas no futuro".


Intercâmbio Sedu

Em 2018 mais de 130 alunos terão a oportunidade de fazer intercâmbio para aprimorar os estudos nas Línguas Inglesa ou Espanhola, os bolsistas serão enviados para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. 

O Programa de Intercâmbio do Governo do Estado é realizado desde 2010, trazendo a possibilidade aos estudantes com melhores resultados, que não teriam condições financeiras de realizar tais estudos a oportunidade de fazê-los. Desde o início do Programa, aproximadamente 400 alunos foram contemplados.

As inscrições para concorrer a uma vaga serão abertas a partir desta sexta-feira (24) e vão até o dia 30 de novembro. Elas devem ser efetuadas, exclusivamente, pela Internet, no endereço eletrônico www.selecaoaluno.es.gov.br/idiomas.
Para participarem do processo seletivo os estudantes interessados deverão ser matriculados ou concluintes no mês de julho de 2017 no Centro Estadual de Idiomas e devem estar cursando o Ensino Médio em escola da rede pública estadual até dezembro 2017.

O edital com todas as informações será divulgado nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial de Estado e também no site da Sedu www.educacao.es.gov.br.



Estudantes selecionados para o intercâmbio da Sedu em Janeiro.


Novos Centros Estaduais de Idiomas (CEI)

No ano que vem serão implantados dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas, totalizando mais 1.000 estudantes que vão aprender um segundo idioma.
O Centro Estadual de Idiomas foi criado em 2009 para oferecer aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar uma língua estrangeira. Para aprimorar os estudantes e proporcioná-los um futuro melhor.

Os CEIs se encontram nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.




Tags:



Publicidade