Itaguaçu

Reunião sobre a Sudene reuniu agricultores e comerciantes - Economia

Economia Reunião sobre a Sudene reuniu agricultores e comerciantes

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (20), no auditório da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, uma reunião para esclarecimentos sobre os trâmites para inclusão do município de Itarana na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Contando com a participação de produtores rurais, comerciantes e representantes do poder público municipal, o evento foi conduzido pelo deputado federal Evair Vieira de Melo, autor do projeto que inclui os municípios capixabas de Itarana, Itaguaçu e Aracruz na Sudene.

O deputado Evair de Melo esclareceu aos participantes como foi o trâmite para a aprovação do projeto no Congresso Nacional, no dia 01 de novembro deste ano. Segundo ele, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pela Presidência da República para ter validade.

Os municípios que integram a região da Sudene recebem alguns benefícios, como, por exemplo, o acesso às linhas de financiamento oferecidas pelo Banco do Nordeste. "O Banco do Nordeste tem linhas especiais de crédito, com juros menores que os convencionais. Além disso, o Banco do Nordeste também opera na região da Sudene com outras instituições financeiras", explicou o deputado.

Além de linhas de créditos diferenciadas, a Sudene também pode oferecer incentivos fiscais para estimular investimentos privados em setores considerados prioritários. Podem ter acesso a esses incentivos empresas nacionais e estrangeiras, que venham a se instalar, ou que já estão instaladas na área de atuação da Sudene.


O que é a Sudene?

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) foi criada com o objetivo de definir metas econômicas e sociais para desenvolver a região do Nordeste do país, mas abrange também municípios nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.


Sobre a inclusão de Itarana na Sudene

O projeto que inclui os municípios de Itarana, Itaguaçu e Aracruz na Sudene, foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 01 de novembro deste ano. Para ter validade, a proposta tem que ser aprovada também pelo Senado e sancionada pela Presidência da República.


Tags:



Publicidade