São Mateus

Dia Nacional da Consciência Negra - Roda de capoeira

Roda de capoeira Dia Nacional da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. No Espírito Santo, a lei 8.790/2007 prevê a transferência simbólica da sede do governo do Estado para São Mateus neste dia. E assim o governador em exercício César Colnago fez. Ele esteve durante toda a manhã no município.

"É a primeira vez que isso acontece com a presença do governador em exercício. Somos um país com uma cultura miscigenada, e uma dessas influências culturais vem dos negros. Temos uma dívida com esse povo. Não podemos diferenciar ninguém pela cor, temos que ser todos iguais", comentou Colnago em ato no Sítio Histórico de São Mateus.

O prefeito Daniel Santana celebrou a transferência da capital para São Mateus. "São Mateus hoje está no topo, a capital do Estado é aqui", ressaltou.

No Sítio Histórico da cidade, foram realizadas apresentações culturais, como roda de capoeira e danças africanas.

Vaneuton Barros, presidente da Associação de Moradores do bairro Porto, local de grande influência da cultura africana, onde foi realizada a celebração da data, agradeceu a transferência da capital para o município e pelas celebrações feitas no bairro e destacou que não se pode lembrar do negro apenas umas vez ao ano. "Todo dia é dia do negro. O negro ajudou a construir esse país em que vivemos hoje".

Relembrando a história sofrida da cultura negra, o secretário de Estado de Cultura, João Gualberto, reconheceu que melhorias ocorreram, mas que o ideal ainda está longe de ser alcançado. "Antigamente, havia perseguição à manifestações culturais como essas que estamos vendo aqui. Não podemos lembrar da africanidade apenas pelo escravismo. A cultura africana é tão forte e rica como a cultura grega, por exemplo, que tanto se ensina nas escolas", comentou o secretário.


Tags:



Publicidade