Espírito Santo

Mais duas medalhas de ouro nos jogos escolares em Brasília - Esporte

Esporte Mais duas medalhas de ouro nos jogos escolares em Brasília

O Espírito Santo conquistou dois ouros neste sábado (18), nos Jogos Escolares da Juventude, categoria juvenil, em Brasília-DF. O ciclista Matheus Scandian Thomaz e a atleta Ludmila Rosa Gomes, do salto em altura, ambos de 17 anos, levaram novamente o Estado até o lugar mais alto do pódio. Com a prata conquistada pela equipe de ginástica rítmica e mais dois bronzes, um no judô, com Gabriela Conceição, e outro na luta olímpica, com Adam Moraes, os capixabas chegaram a cinco medalhas no segundo dia de competições.

O Estado soma, assim, nove medalhas no quadro. Na sexta-feira, a nadadora Victória Bastos já havia levado o ouro na prova dos 50m livre. Ainda no primeiro dia, a natação trouxe mais dois bronzes, nos 800m livre, com Ana Paula Henriques, e no revezamento 4x50m (Ana Paula Henriques, Maria Luiza Coutinho, Thays Marcarini e Victória Bastos). Outro bronze veio no ciclismo, com Vitória Costa, na prova do contrarrelógio.

O sábado começou bem para os capixabas. Pela manhã, Matheus, morador de Vila Velha e aluno do Colégio Up, venceu a prova de pontos, disputada no circuito montado na Praça Duque de Caxias.

Foi a primeira vez que o ciclismo masculino conquistou uma medalha em edição dos Jogos Escolares. "Eu queria muito voltar com uma conquista. Me dediquei bastante. Mas não esperava um ouro", comemorou o atleta.

Estreante nos Jogos, Matheus precisou fazer uma corrida de recuperação. Foram 50 voltas, que totalizaram 25 quilômetros de percurso. "Larguei muito atrás e acabei não conseguindo uma posição boa no começo. Mas quando consegui me conectar com o grupo principal, parti para o ataque", explica o ciclista.

Neste domingo (19), Matheus disputa a prova de resistência, com largada prevista para às 10h20. "Será outra corrida longa, que é a minha especialidade", comenta o canela-verde, sedento por mais uma medalha.
À tarde, Ludmila Gomes, moradora de Vitória e aluna do Colégio Estadual, repetiu o feito de Matheus e conquistou o ouro no salto em altura após atingir a marca de 1,64m, no Centro Integrado de Educação Física (Cief).

"Foi uma surpresa para mim", confessa a atleta, ao comentar sobre o resultado. "Principalmente pela marca que atingi. Bati meu recorde pessoal", completa ela, que encerrou sua participação nesta edição da competição.

Quem chegou perto de também colocar a medalha dourada no peito foram as meninas da ginástica rítmica. Na disputa por equipe, no Ginásio do Cruzeiro, Deborah Medrado e Geovanna da Silva, as duas de 15 anos, levaram o Espírito Santo até o segundo lugar, com 76.950 pontos, atrás do Paraná (86.650). Deborah é moradora da Serra e estuda na Escola Estadual Rômulo Castello. Já Geovanna reside em Vila Velha e é aluna a Escola Estadual Agenor Roris. As duas ginastas são contempladas pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado.

No judô, o bronze de Gabriela Conceição, de 15 anos, moradora de Cariacica e aluna do Colégio Estadual, veio na categoria até 52 quilos. Também da mesma cidade e instituição de ensino, Adam Moraes, 16, ficou com o terceiro lugar na luta olímpica, categoria até 54 quilos. Os combates aconteceram no Centro de Convenções de Brasília.


Tags:



Publicidade