Linhares

Linhares Afro em homenagem ao Dia da Consciência Negra - Cultura capixaba

Cultura capixaba Linhares Afro em homenagem ao Dia da Consciência Negra

O evento é aberto ao público e acontecerá no próximo domingo (19) e segunda-feira (20).

A Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove, no próximo domingo (19), na Praça 22 de Agosto no Centro, o "Linhares Afro", evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Apresentações musicais, de dança, gastronomia e desfile estão na programação que se estende até segunda-feira (20), dia em que é comemorada a data.

"Nossa proposta é ressaltar a importância desta data chamando a comunidade para o diálogo sobre as dificuldades enfrentadas pelo negro ao longo da história do nosso país e que infelizmente, ainda vemos nos dias atuais. Nós vamos reunir ações que mostram todo legado deixado pela cultura negra e claro, ressaltar o respeito e dizer não ao preconceito", destacou Ivan Salvador Filho, secretário municipal.

A iniciativa conta com o apoio da Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo – Serlihges.

Dia da Consciência Negra
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e simboliza a reflexão sobre as dificuldades que os negros enfrentaram desde a colonização do país. O dia 20 de novembro foi escolhido em decorrência da morte do líder e serve para lembrar as lutas, conquistas e homenagear àqueles que lutaram pelos direitos dos negros. Na ocasião são realizados movimentos por todo Brasil, discutindo temas como marginalização e discriminação do negro, bem como exaltando a influência da cultura na culinária, moda, dança, dentre outros aspectos do cotidiano brasileiro.

Confira a programação:


Domingo (19)

16h - Capoeira – Coletivo Gingando entre amigos
17h30min – Folia de reis - Grupo Consciência Negra
18h - Rugas Blus Band
18h30min - Banda Natividade
19h30min - Intervenção Poética com Wakson Silvestre (SERLIHGES)
20h - Banda Bainizô
21h - Hip Hop com Claraevidencia
Espaço Gastronômico com pratos da cultura Afro-Brasileira

Segunda-feira (20)

18h - Capoeira Primitiva com mestre Militao e Grupos de Dança Afro
19h - Dança com Cia Fernanda Silva
19h - Apresentação da História da Serlihges
20h - Desfile Beleza Negra
21h - Hip Hop com Lord Crew
Espaço Gastronômico com pratos da cultura Afro-Brasileira


Tags:



Publicidade