Marataízes

Alunos são contemplados pelo Projeto Vir Ver Unimed - Oftamologia

Oftamologia Alunos são contemplados pelo Projeto Vir Ver Unimed

A manhã de sábado (11) ficará marcada na memória de 45 alunos da EMEF José Marcelino, na Barra do Itapemirim. Através de um trabalho de mobilização social realizado pela Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde e de Educação, foram identificados os alunos com acuidade visual e dentro do quadro de vulnerabilidade Social.

Marataízes é o primeiro município do Sul do Estado a ser contemplado pelo Projeto "Vir Ver Unimed", uma iniciativa do Núcleo Feminino da Unimed Sul e com médicos oftalmologistas parceiros. Os alunos que apresentaram a necessidade do uso de óculos receberam o item gratuitamente por meio de doação. O Núcleo Feminino de Cooperativismo tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social da região onde atua.

Realizado em parceria com o OCB/Sescoop-ES, o núcleo é formado por mulheres ligadas à Unimed Sul Capixaba e envolve cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras. Nas reuniões, elas procuram estimular atitudes, habilidades e competências necessárias para melhorar a atuação feminina no quadro social cooperativista. Elas também definem projetos e ações, com foco nos eventuais problemas sociais da comunidade do sul do Estado do Espírito Santo.

Segundo a Diretora do Trabalho de Marataízes, Solane Porto, a parceria com a Unimed foi iniciada em março deste ano. "O professor Marcelo Rodrigues Meneguite da Escola José Marcelino, foi capacitado para realizar a acuidade visual nos alunos, após essa triagem encaminhamos todas as informações para a UNIMED para devida seleção. Dos alunos, 50 foram selecionados, sendo que 45 compareceram, juntamente com o responsável, em Cachoeiro do Itapemirim para uma consulta com oftalmologistas. Após verificada a necessidade, o aluno foi encaminhado para a medição da armação e a escolha dos óculos" explica Solane.

Dentre os alunos selecionados, um foi diagnosticado com uma lesão séria na vista, devido uma toxoplasmose. Segundo a mãe, Jane Santana, foi através do Projeto que houve a constatação de que o jovem Jhony Gabriel da Silva (14), necessita de cuidados especiais. Ele é aluno do 9º ao da Escola José Marcelino. "Agora é seguir a orientação do médico e cuidar para que meu filho tenha uma vida mais saudável. Graças a Deus há esperanças do meu filho não perder a visão e fazer tudo que ele mais gosta, como jogar bola. Quero agradece ao projeto "Vi Ver" da Unimed, aos três médicos pelos cuidados e atenção com meu filho, a Escola José Marcelino, a diretora Claudete, ao professor Marcelo e a Prefeitura de Marataízes por nos proporciona essa oportunidade maravilhosa de cuidar da saúde do meu filho e de tantas outras crianças que precisavam desse atendimento." Agradece a mãe.

Segundo a diretora do José Marcelino, Claudete Nunes o projeto "Vi Ver" da Unimed foi um sucesso e todos os alunos selecionados necessitam a utilização de óculos, o que será de grande apoio no processo de aprendizado desses alunos. "Quero agradecer e parabenizar o professor Marcelo que fez a seleção desses alunos. Agradecer o atendimento da Unimed e digo que valeu 100% a pena, nossos alunos passaram pelos melhores médicos oftalmologistas, os pais estão satisfeitos. Muito feliz em presenciar e fazer parte desse momento tão importante da vida dos nossos alunos." Ressalta a diretora.

Para Adriana Dadalto de Freitas, moradora da Barra, mãe do Hugo Dadalto (13) do 7º ano da Escola José Marcelino, o projeto é de grande importância, veio ajudar as crianças a ter um futuro melhor e aproveitou para agradecer aos idealizadores do projeto e a Prefeitura de Marataízes pela atenção e preocupação com os alunos.

Os alunos foram atendidos pelos médicos oftalmologistas, Dr. Paulo Ney, Dr. Paulo Ney Filho e Dr Eduardo Abib. Os óculos serão entregues no dia 09 de dezembro as 9h, na escola José Marcelino, na Barra do Itapemirim, em Marataízes.


Tags:



Publicidade