Vila Velha

Espírito Santo participa de Exposição Internacional na China - Missão capixaba

Missão capixaba Espírito Santo participa de Exposição Internacional na China

China e Espírito Santo estão, apesar da distância, cada vez mais próximos. Desde 2015, o Governo do Estado já recebeu sete grupos chineses, interessados em realizar parcerias e investimentos com empresas e instituições capixabas. E foi graças a esse trabalho de diplomacia ativa que, em fevereiro deste ano, foi inaugurada a linha portuária direta entre Vitória e China.

Para ampliar o relacionamento com o país, que tem uma das maiores economias do mundo, e fomentar novos negócios, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) participa, nesta semana, de missão à China.

Promovida pela Câmara de Comércio Brasil China - Espírito Santo, a missão capixaba levou representantes do Governo do Estado e dos setores de café, madeira e rochas para participar da Exposição Internacional China-América Latina. A conferência foi iniciada na última segunda-feira (6) e vai até sábado (11), no Centro Internacional de Convenções e Exposições de Zhuhai.

Oportunidades

Representando o Governo do Estado na comitiva, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, realizou palestra na exposição sobre Oportunidades de Investimentos no Espírito Santo. Azevedo também participou de fórum sobre intercâmbio comercial entre a China e países da América Latina e, no sábado (11), fará uma visita ao Porto de Zhuhai.

Durante o evento, Azevedo falou para uma plateia lotada de empresários, altos executivos e autoridades. "Ter representantes do Estado neste evento é importante porque aumenta as chances de parceria em diferentes áreas. Aproveitei para falar da logística, da nossa linha direta com Zhuhai e das oportunidades de exportação de produtos capixabas e chineses. Queremos mostrar que o Espírito Santo é um excelente lugar para se investir e reúne vantagens para ser tornar a melhor porta de entrada e de saída de produtos chineses para o Brasil e para o mundo", afirmou.

Além da palestra, o secretário levou vídeos e materiais de divulgação de oportunidades de negócios do Estado; além de apresentar o calendário de feiras de negócios capixaba para os chineses, que foram convidados a visitar a Vitória Stone Fair, a Mec Show e a Feira de Agronegócios do Estado.

Durante o evento, José Eduardo Azevedo foi recebido pelo vice-governador da província de Guangdong, Guo Yuanqiang, que disse ter interesse em voltar ao Espírito Santo, em 2018. "Percebemos que há uma clara orientação da China de ampliar o relacionamento conosco e a nossa presença aqui só fortalece esse trabalho. Queremos que, em um futuro próximo, possamos ampliar negócios, gerando emprego e renda não só para capixabas, mas para os brasileiros", finalizou o secretário.

Saiba mais


A Exposição Internacional China-América Latina é uma grande conferência internacional entre China e os países latino-americanos e da área do Caribe. Trata-se de um canal importante para a cooperação econômica e comercial, além de fomentar o intercâmbio científico e tecnológico.

O evento é organizado pela Câmara de Comércio Internacional da China e coorganizado pelo governo municipal de Zhuhai, pelo Departamento de Comércio da Província de Guangdong, pelo Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) o Comitê de Guangdong e Nova Zona Piloto de Livre Comércio Zhuhai Hengqin (Guangdong).

O tema da conferência deste ano é Amigos Próximos Fazem as Distâncias Desaparecerem e a expectativa dos organizadores é de que ela reunirá executivos de alto nível de quase 500 empresas líderes chinesas e internacionais.

A conferência busca promover cooperações pragmáticas sino-latino-americanas na infraestrutura, comércio e economia, culturas e em outras áreas, de forma a criar uma ponte de cooperação, amizade, e desenvolvimento comum.


Tags:



Publicidade