Cariacica

Avança projeto que beneficia educação no campo - Câmara Federal

Câmara Federal Avança projeto que beneficia educação no campo

Com a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 6498/16 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a pedagogia da alternância está prestes a ser reconhecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), como uma prática pedagógica relevante para os estudantes do campo.

O projeto foi apresentado pelo deputado federal Helder Salomão (PT-ES), com o objetivo de reduzir a evasão escolar e garantir ao jovem do campo uma educação que respeite as especificidades da sua região. Como o texto está em caráter conclusivo, a proposta aprovada pela Câmara, segue para aprovação no Senado.

O autor do projeto comemorou a aprovação e destacou que "a proposta valoriza a educação no campo, garante que o jovem possa efetivamente permanecer na escola e, também, permitir que ele desempenhe suas atividades na lavoura ao adaptar todo o seu conteúdo e o calendário escolar à realidade de cada comunidade".

O deputado Rubens Bueno (PPS-RS) enalteceu a aprovação do projeto por considerar que a pedagogia da alternância respeita a realidade dos alunos do campo e adequam sua educação à sua vivência, facilitando a permanência dos alunos nas escolas.

Em seu relatório, o deputado Marco Maia (PT-RS) destaca que o projeto, ao autorizar a adoção da pedagogia da alternância, coloca na prática o que está garantido na Constituição, a pluralidade de concepções pedagógicas no ensino.

A Pedagogia da Alternância foi criada por camponeses da França, em 1935, e implantada pela primeira vez em uma escola brasileira no ano de 1969 no Estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Família Agrícola.

"A aprovação do Projeto na Câmara Federal é uma vitória para todas as escolas que adotam a Pedagogia da Alternância em vários estados brasileiros e contribuirá para difundir e expandir esta experiência para outras regiões. Também será importante para sensibilizar governos estaduais que não reconhecem esta estratégia pedagógica", comemorou o deputado Helder.


Tags:



Publicidade