Itapemirim

Resgate cultural e comemoração dos 36 anos de Ibatiba - Muita emoção

Muita emoção Resgate cultural e comemoração dos 36 anos de Ibatiba

Com desfile resgatando a história do povo; belezas naturais e culturais, tradições e memórias, Ibatiba comemorou, no dia 7 de novembro, seus 36 anos de emancipação política.

Vinte e uma alas contaram o enredo baseado na obra literária "Do Rosário a Ibatiba", e, além da própria escritora, dona Sattuth, muitos foram homenageados; professores que deram nomes as escolas municipais, famílias tropeiras, antigos times de futebol do município, funcionários que trabalharam na construção da BR 262 e também foram lembradas as contribuições de imigrantes e índios.

Fantasias, carros alegóricos e aproximadamente dois mil alunos ilustraram essas histórias ao som da Fanfarra São Manoel de Mutum e pelas bandas do Projeto CIAE e Condurú, ambas de Cachoeiro de Itapemirim.

Tudo assistido com muita emoção pela autora do livro, que estava acompanhada pelo prefeito Luciano Pingo, e por muitas outras autoridades que prestigiaram o evento; Marcus Magalhães, representando o Governo do Estado; Fabrício Quintanilha, representando o deputado federal Lelo Coimbra; vereadores municipais e coronel Wellington, prefeito de Iuna, entre outros.

"Dedico especial carinho aos alunos de todas as idades por darem vida ao escritos deste livro singular, desfilando em nossa memória, o passado e a origem do nosso povo ibatibense. É para esta nova geração que ele ("Do Rosário a Ibatiba") foi escrito, lembrando a vocês, a vocês jovens, que um povo que não conhece seu passado, não valoriza o presente e não constrói o seu futuro", falou emocionada dona Sattuth.

A autora também agradeceu todos os demais envolvidos e falou do seu desejo de que outros "sonhadores" continuem registrando a história do município , "registrando capítulos de grandes vitória e progressos", finalizou ela.

Marcus Magalhães ressaltou a importância do resgate cultural e histórico. "Vou embora muito feliz em ver primeiro o município unido; uma festa grandiosa, a sociedade apoiou o evento, isso é muito bacana; e segundo pela tradição que foi resgatada", comentou ele que disse que a municipalidade ficava fortalecida com essa iniciativa.

"Vimos um belo desfile cívico na cidade, um desfile de bater palma, de tirar o chapéu porque foi um desfile lindo, que a gente não vê em várias cidades do Espírito Santo. Voltar com isso é mostrar o civismo da nossa cidade, isso é muito importante para nossas crianças, nossos adolescentes, para nossa população", destacou Fabrício Quintanilha, chefe de gabinete do deputado federal Lelo Coimbra.


Tags:



Publicidade