Itarana

Novas oportunidades no Programa Nossa Bolsa - Saiba mais

Saiba mais Novas oportunidades no Programa Nossa Bolsa

Estudantes da rede pública de todo o Estado podem sonhar ainda mais alto com os novos benefícios do Programa Nossa Bolsa. Agora, é possível ir além da graduação presencial com as oportunidades de bolsas para ensino superior a distância, bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado. Uma formação completa para quem quer se preparar para o futuro.

As novas bolsas de estudos disponibilizadas pelo Programa Nossa Bolsa foram anunciadas pelo Governo do Estado na noite desta segunda-feira (06), no cerimonial Vitória Grand Hall, em um evento de lançamento das novidades. Na ocasião foi sancionada a nova Lei do Programa Nossa Bolsa, que altera a de nº 9.263/2009, e amplia as modalidades de bolsas ofertadas, a fim de capacitar ainda mais os capixabas.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o Programa Nossa Bolsa é uma política pública inovadora. Hartung acredita que, em tempos de crise, o Programa equivale a uma faculdade estadual que proporciona maiores condições de igualdades de oportunidades. O governador afirmou ainda que a formação dos jovens, serve como instrumento que dá competitividade ao Estado.

"O Nossa Bolsa é a possibilidade dos capixabas, principalmente de famílias mais humildes, que frequentam as redes públicas de ensino Estadual ou dos municípios poderem acessar o ensino superior. Agora estamos dando um passo à frente, além do ensino presencial, agora estamos contemplando o ensino à distância. Também estamos financiando pesquisas e abrindo as primeiras 25 vagas de mestrado. Devagar, neste processo de parceria e diálogo, estamos formando uma verdadeira faculdade Estadual e podendo fornecer as oportunidades para nossos jovens. Estou muito feliz com este passo que estamos dando em uma área fundamental que é na formação de nossos jovens capixabas para o Estado ser um bom provedor de capital humano", destacou.

Os recursos serão disponibilizados por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e sua autarquia, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). "Idealizamos essa mudança com o propósito de atender, da melhor forma, os jovens capixabas que necessitam de uma educação de qualidade após o término do ensino médio", salientou o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Além de ser um dos programas prioritários do Governo do Estado, o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o Nossa Bolsa impulsiona a formação de recursos humanos para um segmento prioritário da população. "Esta evolução permite que os alunos passem a ter uma formação integral, unificando ensino, pesquisa e extensão".


O programa


O Nossa Bolsa foi lançado em 2006, inicialmente apenas com bolsas de graduação, instituído pela Lei nº 8.263, e alterado pela Lei nº 8.642. A nova Lei tem o objetivo de ampliar seu alcance e incorporar bolsas de pesquisa e extensão, o que irá transformá-lo em um novo conceito de política pública integrada para o desenvolvimento do Ensino Superior Capixaba.

Até o momento, o programa Nossa Bolsa já formou mais de 6 mil capixabas e, aproximadamente, 3 mil ainda estão cursando. Neste ano, formam-se 888 alunos que completam a nona turma de alunos de graduação.


Inscrições

As inscrições poderão ser feitas no site do Nossa Bolsa Muito Mais (nossabolsa.es.gov.br), a partir do lançamento de editais, que serão disponibilizados no portal na primeira quinzena de dezembro deste ano. A data será divulgada em breve nas redes sociais do programa, da Secti e também da Fapes.


Investimentos

A previsão é de que até o próximo ano sejam investidos R$ 23.484 milhões, para mil bolsas de graduação presencial e a distância com duração de até 4 anos; 100 de iniciação científica, com duração de 12 meses, e 25 bolsas de mestrado, com duração de até 24 meses. Os números podem aumentar dependendo da demanda.


Tags:



Publicidade