Marataízes

Vigilância Ambiental reduz índices do Aedes Aegypti - Monitoramento

Monitoramento Vigilância Ambiental reduz índices do Aedes Aegypti

Com um trabalho de controle e enfrentamento de focos sendo executado desde fevereiro deste ano, empregando tecnologia como o método inovador de Monitoramento Inteligente (MI), a Vigilância Ambiental de Marataízes tem conseguido excelentes resultados no controle do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunia.

De acordo com a supervisora do MI, Norma Lúcia da Silva, o método vem garantindo mais agilidade e eficácia à prevenção e combate da dengue em Marataízes. A tecnologia tem por objetivo monitorar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. As informações são coletadas através das 80 armadilhas (Mosquitrap) instaladas nas áreas consideradas positivas para captura de mosquitos adultos. Os dados são coletados uma vez por semana por agentes de combate a endemias.

As armadilhas são posicionadas em área externa de residências e estabelecimentos comerciais, com a distância aproximada de 250 metros entre uma e outra. São confeccionadas em plástico preto e têm em torno de 30 centímetros de altura. Antes de montá-las, os agentes conversam com moradores e proprietários de empresas da região para solicitar a concordância deles e a permissão para reavaliação semanal da situação. "O mais importante são as ações preventivas. Por isso, temos tido sucesso no combate à dengue. Na verdade, esta nova ferramenta é colaborativa, já que contamos com a ajuda da população para monitorar a presença do mosquito", destaca.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Francisco Duarte, a tecnologia é realizada junto à empresa Ecovec, de Minas Gerais. Com base nas informações coletadas, pelo sistema, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde dispõe de um mapeamento atualizado semanal sobre as condições de infestação em cada bairro.

"A Secretaria de Saúde de Marataízes está fazendo a sua parte, porém cada cidadão é responsável por suas atitudes e deve ficar muito atento, pois a prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Faça da prevenção um hábito em sua vida." Ressalta o Secretário de Saúde, Erimar Lesqueves.


Tags:



Publicidade