Ibiraçu

EMEIEF Maria Lucas Gomes realiza programa Agrinho - Saneamento básico

Saneamento básico EMEIEF Maria Lucas Gomes realiza programa Agrinho

Na última semana, foi desenvolvido pela professora Thatiane Freitas Dutra, na turma do 4º ano do turno matutino da EMEIEF Maria Lucas Gomes, o programa Agrinho. O projeto contou com a colaboração de pais, da comunidade em geral onde a escola está inserida e também toda a comunidade escolar e com apoio pedagógico da pedagoga, Fernanda Barroso Bustamante Nascimento e da diretora, Sirlane Gomes Soares Locateli, tendo como objetivo, trabalhar o tema "Saneamento Básico", enfatizando o assunto: Coleta Seletiva.

Esta problemática foi proposta a partir de conversa com os alunos sobre saneamento básico, onde os mesmos tiveram a oportunidade de listar vários problemas referentes ao tema proposto e, em seguida, o que juntos (escola, família e comunidade) poderíamos fazer para amenizar ou tentar sanar as queixas levantadas.

Visto que a coleta seletiva é uma das etapas mais insigne da reciclagem, o tema despertou nos alunos a consciência da importância desse processo assim como sua relevância para a comunidade e para as pessoas que se utilizam desse recurso como forma de renda, salientando ainda sua extrema importância para o meio ambiente.

A prática obtida no decorrer do projeto foi relevante, visto que os alunos ficaram motivados e engajados com o mesmo, proporcionando assim uma aprendizagem significativa e ainda possibilitou uma interação positiva entre família, comunidade e escola. Tornando assim, o projeto de grande utilidade para a formação dos educandos como seres atuantes da sociedade ao qual estão inseridos.

Várias atividades foram desenvolvidas. Foi realizada uma oficina com os pais e a comunidade com o objetivo de construir lixeiras para distribuir no bairro, para esta etapa, o principal desafio dos alunos foi pesquisar qual a seria a melhor opção, visto que levaram em consideração a real necessidade do bairro e as adversidades que poderiam ser encontradas para a instalação das mesmas.

Após a construção das lixeiras, realizou-se nos bairros onde a escola está inserida, uma caminhada de conscientização, onde foram entregues panfletos e os alunos conversaram com a comunidade sobre a importância de sua participação ativa neste processo e também foram instaladas as lixeiras em pontos definidos pelos alunos.

Posteriormente a caminhada feita no bairro, os alunos realizaram uma palestra para a comunidade escolar, onde explicaram o que aprenderam sobre saneamento básico com a intenção de instigá-los também a se colocar como agentes ativos desse processo.

Ao final de todas as ações propostas para a realização do programa Agrinho, realizou-se a confecção dos desenhos que também ficaram expostos na escola para que os pais e a comunidade pudessem também contemplar as criações das crianças.


Lixeiras confeccionadas pelos alunos com materiais recicláveis.


Escolha dos pontos pelos próprios alunos dos locais onde ficarão as lixeiras.


Tags:



Publicidade