Itarana

Aracruz na região da Sudene: agora falta pouco - Sanção presidencial

Sanção presidencial Aracruz na região da Sudene: agora falta pouco

Aracruz está prestes a aprimorar ainda mais seu aporte industrial com os incentivos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira (31/10) o projeto que amplia a região de abrangência da Sudene e inclui além de Aracruz, Itarana e Itaguaçu na lista das cidades que podem receber os incentivos oferecidos pela autarquia. O projeto foi enviado para o Senado e, se aprovado, irá para a sanção presidencial.

A inclusão do município na superintendência é resultado do pedido do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri ao Deputado Federal, Manato que conseguiu que Aracruz constasse na proposta de ampliação da Sudene e uniu forças aos demais deputados na defesa do projeto de lei. Com isso, além dos atuais 28 municípios que compõem a margem norte do Rio Doce e já são beneficiados, passam a fazer parte as três cidades capixabas.

O texto é uma emenda do relator, deputado Biondini (Pros – MG) e segundo a justificativa do projeto de lei, a medida tem o objetivo de corrigir a lista de municípios incluídos na autarquia de forma a criar oportunidades de emprego e renda.

As empresas que se instalam na região da Sudene têm direito a incentivos fiscais, que variam entre 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas. A expansão da atuação no Estado é vista com bons olhos pelo mercado capixaba e pode gerar mais empregos.

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Sudene foi criada com o intuito de definir metas econômicas e sociais para desenvolver a região Nordeste do país, mas desde 2007 abrange cerca de 200 cidades nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para o prefeito Jones Cavaglieri, o município tem todas as características que comprovam a importância de estar incluído na área da Sudene. "Aracruz tem uma localização privilegiada, com um ambiente propício a atrair e abrigar grandes empresas, além de um conjunto de indicadores sociais e econômicos tornando-a forte em desenvolvimento e qualidade de vida, associada à responsabilidade social e ambiental", esclarece.


Tags:



Publicidade