Domingos Martins

SECEDU vai a Alemanha realizar estudo sobre a língua alemã - Escolas municipais

Escolas municipais SECEDU vai a Alemanha realizar estudo sobre a língua alemã

Incontestavelmente Domingos Martins possui traços marcantes da Alemanha.  O município, a partir do ano de 1847 passou a ser colonizado por imigrantes alemães, italianos e também pomeranos vindos de diversas regiões da Alemanha. Este povo manteve com o passar dos anos, várias das suas tradições e principalmente a língua. A oferta da língua alemã, pomerana e também a italiana é uma realidade nas escolas municipais de Domingos Martins.

Com o intuito de valorizar a cultura e as línguas existentes no município e renovar o currículo escolar, em atendimento à história trazida pelos imigrantes, no ano de 2003, Domingos Martins fez adesão ao PROEPO (Programa de Educação Escolar Pomerana) e no ano de 2005, estes idiomas foram inseridos ao currículo das escolas municipais para os estudantes da Educação Infantil (pré-escolar) e de 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas localidades em que havia a predominância destas etnias.

A oferta destas línguas nas escolas municipais ainda acontece e em todos os processos seletivos de professores são abertas vagas para a oferta das línguas: alemã, pomerana e italiana nas localidades, conforme predominância.

Apesar do empenho em disseminar as línguas estrangeiras, a prefeitura ainda encontra dificuldades em preencher as vagas, principalmente de alemão, pelo fato de não haver professores qualificados para atuar neste idioma. Para que os estudantes não fiquem sem o direito de ter aulas em outro idioma, geralmente é realizada a substituição por outra língua estrangeira ou outro componente curricular.

Compreendendo a importância da continuidade do programa implantado em 2003, e a conseqüente expansão desta oferta para as escolas com esta característica, a Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, solicitou ao Consulado Alemão, colaboração na formação de professores para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, e também pela herança e riqueza cultural que proporciona à Domingos Martins.

Em resposta a solicitação, a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Adenilde Stein Silva, foi convidada pelo Instituto Goethe e Consulado Alemão (com sede no Rio de Janeiro), a participar de viagem à Alemanha, onde durante uma semana irá realizar intenso trabalho e discussões sobre formação de professores para o ensino de alemão nas escolas, em que terá como tema "O Alemão Abre as Portas - Ensino da Língua Estrangeira e Conceitos de Multiculturalismo".

A viagem terá início no próximo sábado (04), e está sendo custeada integralmente pelo Instituto Goethe. Participarão também da formação representantes dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, e do próprio Goethe Instituto de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.



Tags:



Publicidade