Pedro Canário

Rio Itaúnas terá projeto para implantação de barragem - Armazenamento

Armazenamento Rio Itaúnas terá projeto para implantação de barragem

Como medida de garantir que a água seja armazenada no Rio Itaúnas, região norte do Espírito Santo, será contratado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) o projeto de engenharia para a implantação de uma barragem na altura do município de Pedro Canário.

A medida foi acordada na manhã desta segunda-feira (30) em reunião na sede da secretaria com a presença do secretário da Agricultura, Octaciano Neto, do deputado estadual Gildevan Fernandes e do prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo. A reunião tratou também da aquisição de uma escadeira hidráulica e um caminhão equipado com carroceria prancha para o município.

Segundo explicou o secretário, o objetivo é concluir o projeto até o final de 2018. "Vamos contratar o projeto de engenharia para uma barragem no Rio Itaúnas. Para se fazer a obra é preciso ter o projeto. A barragem do Itaúnas vai reforçar a agricultura, principalmente a fruticultura que é muito forte na cidade. Além deste projeto, a Seag vai publicar no até o dia 15 de novembro o edital de licitação para a contratação da obra da barragem no Rio Samambaia. A expectativa é de que essa obra tenha início no próximo mês de janeiro e deve demorar cerca de seis meses para ser concluída", ressaltou Octaciano.

O prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, destacou que as medidas visam o enfrentamento aos efeitos da estiagem na cidade. "Estamos reforçando as ações voltadas para a agricultura e enfrentamento a estiagem em Pedro Canário. E hoje viemos em busca de recursos do projeto para a barragem no Rio Itaúnas. Ficou definido que a Seag vai fazer o projeto da barragem e em 2019 vamos correr atrás dos recursos para executar a obra. São ações de médio prazo. A curto prazo vamos executar a barragem no Rio Samambaia", disse o prefeito.

O deputado estadual Gildevan Fernandes destacou que estão sendo adotadas medias em conjunto entre o Governo do Estado e a prefeitura para minimizar os impactos da estiagem. "A sintonia entre administração municipal com o Governo do Estado e o comprometimento do prefeito Bruno em buscar alternativas para enfrentar a crise hídrica tendo nosso apoio e do secretário Octaciano Neto nos conduzem a essas conquistas: a construção da barragem do Rio Samambaia e o projeto da barragem do Rio Itaúnas. São medida de curto e médio prazo que estamos ajudando a construir em favor do município. São soluções concretas para solucionar os problemas da estiagem".

O Rio Itaúnas percorrer os seguintes municípios no Espírito Santo: Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário e Conceição da Barra.


Tags:



Publicidade