Alegre

Prefeitura vai apurar causa - Merenda vencida

Merenda vencida Prefeitura vai apurar causa

Após denúncia de produtos da merenda escolar vencidos, a Prefeitura Municipal de Alegre, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Administração, tomou as devidas providências de penalização dos profissionais envolvidos.

O caso aconteceu na tarde de terça-feira (24), na EMEIF Luciano Alves Duarte. Os produtos foram recolhidos pela Vigilância Sanitária da cidade e repostos pelo município para não prejudicar as mais de 700 crianças atendidas pela merenda escolar. "Estamos apurando todas as possibilidades, até mesmo se o caso foi algum tipo de golpe para prejudicar a Administração", afirma a secretária municipal de Educação, Simone Corrente.

Como os produtos foram encontrados apenas em uma escola, a Prefeitura trata o caso como um fato isolado e abriu Processo Administrativo para apurar como de fato tudo aconteceu. "A primeira decisão que tomamos foi a de desligar o nutricionista responsável pela merenda escolar. O próximo passo é averiguar e esclarecer como tudo aconteceu. A diretora responsável pela escola já foi ouvida e está ciente das penalizações que ela poderá sofrer", explica o secretário municipal de Administração, Luis Guilherme Dutra.

Em média são servidas aproximadamente 10 mil refeições diárias para os mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino. "Todas as refeições seguem o cardápio criado para atender a demanda nutricional das crianças. É claro que temos de lidar com problemas de fornecimento de um ou outro produto, mas nossas merendeiras passaram por capacitação. Todas têm experiência nesse sentido e tudo é feito com muito amor para os nossos alunos", ressalta a secretária de Educação.

O prefeito Zé Guilherme gravou um vídeo já circulando na cidade, convidando pais e responsáveis a visitar as escolas do município de forma "surpresa" para verem de perto a realidade da merenda escolar. "A prática é muito diferente da que foi dita nas denúncias, os pais podem ficar tranquilos quanto ao que está sendo servido na mesa das escolas", diz o prefeito, no vídeo.

Reuniões

De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação realiza mensalmente reuniões com as diretoras para averiguar as questões de merenda escolar entre outros assuntos. "É muito estranho esse assunto não ter vindo à tona anteriormente, por isso a realização deste procedimento administrativo", disse a secretária de Administração. Segundo ela, a Secretaria tem ofícios e documentos que comprovam a regularidade das entregas das merendas e os constantes pedidos para que todos os prazos de validade sejam fiscalizados com rigor.

A secretária acrescenta que, durante toda esta semana, as dispensas das escolas municipais serão fiscalizadas. Ela também afirma que não há motivos para alarde dos pais que tudo já foi solucionado.

Denúncia foi política

A ocorrência está sendo apurada também na esfera política. Para o prefeito José Guilherme (PSDB), o caso tem conotação política. "Está claro que a denúncia tem viés político e de oposição. Tudo está sendo questionado neste momento, foi uma surpresa para nós. Estamos trabalhando com o máximo rigor quanto a merenda escolar. Não iremos tolerar um erro como este. Mas erros acontecem e algumas pessoas aproveitam isso para deturpar a realidade. Nossas escolas estão abastecidas e não temos recebido reclamações quanto ao que está sendo servido", disse o prefeito.


Tags:



Publicidade