São Domingos do Norte

Hospital Estadual Sílvio Avidos terá o dobro de leitos - Ampliação

Ampliação Hospital Estadual Sílvio Avidos terá o dobro de leitos

A população do Noroeste capixaba contará com mais leitos e serviços de saúde na própria região. O Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina, terá sua capacidade de atendimento dobrada e contará com 280 leitos, sendo 40 de UTI, e uma área construída de 10.000 m². Hoje, o Hospital conta com 136 leitos, sendo 16 de UTI, e uma área construída de 4.075m².

Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dá mais um passo para a regionalização do atendimento, diminuindo o deslocamento em busca de serviços na Grande Vitória e garantindo o atendimento mais perto de casa. O Hospital Estadual Silvio Avidos tem 68 anos e é referência em atendimentos de urgência e emergência na região, e atende uma área com mais de 650 mil habitantes.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, essa duplicação é uma notícia excelente e muito esperada pela população de Colatina e região, já que se trata de uma reivindicação antiga.

"A população vai crescendo e o atual prédio do Silvio Avidos, que tem mais de 60 anos, não comporta mais a construção de nenhum "puxadinho". Por isso estamos em busca de um novo prédio para um novo hospital. Vamos duplicar o número de leitos, melhorar a infraestrutura para atender melhor a população da região. Serão contratadas aproximadamente 500 pessoas para atender à demanda. A população está esperando essa melhoria há mais de décadas", disse.

O secretário destacou ainda que a intenção do Governo do Estado fazer tudo de forma eficaz e ágil. Por isso foi realizada uma chamada pública para encontrar, de forma transparente, um prédio que viabilize a transferência do hospital, de forma a possibilitar de forma rápida o aumento da capacidade de atendimento e, ao mesmo tempo, oferecendo conforto para pacientes e funcionários.

"A chamada pública é um modelo diferente, mais rápido. Temos pressa em encontrar uma solução para um novo hospital baseado em uma legislação transparente. Começamos pela consulta pública em que perguntamos se há algum imóvel em Colatina que caiba nas especificações solicitadas no edital. Ainda não há vencedor. Estamos no início do processo. Empresas apenas disseram que têm um imóvel que atende às determinações da Sesa. Agora vamos analisar as propostas. Se alguma, de fato, atender, vamos avaliar se o valor proposto é o valor de mercado. Nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde)", explicou.


CHAMADA PÚBLICA

O primeiro passo para esta melhoria foi a realização de uma Chamada Pública para aluguel de imóvel. A chamada pública para locação de imóvel foi publicada no Diário Oficial do Espírito Santo no dia 4 de outubro e apresentou os critérios necessários que deveriam constar nas propostas dos interessados. O imóvel que será alugado irá abrigar o hospital por, no mínimo, 20 anos.

Após a publicação da chamada pública para locação de imóvel, três empresas formalizaram que possuem um imóvel para aluguel, coforme as características solicitadas. O processo para escolher o imóvel continua em andamento, ou seja, não foi escolhida a empresa vencedora.

Os próximos passos para alugar o imóvel são:

1) Visita da equipe de engenharia da Sesa junto com a diretoria do Hospital Estadual Silvio Avidos em todos os imóveis que apresentaram proposta, com objetivo de verificar se os mesmos atendem ao que foi solicitado no chamamento público.

2) Elaboração do relatório e validação das propostas, indicando quais empresas atendem ao solicitado.

3) Encaminhamento do processo para a Comissão de Avaliação Imobiliária, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, para avaliação do preço de mercado do imóvel e emissão do parecer da Seger.

4) Parecer da Procuradoria-Geral do Estado sobre a legalidade do processo.

5) Homologação e adjudicação pela Secretaria de Estado da Saúde, com a eventual empresa vencedora.

6) Formação de Comissão do Governo com a empresa para discussão e validação do preço e do anteprojeto.

7) Após essa tramitação, a empresa vencedora terá 60 dias para apresentar o projeto.

8) Após a apresentação e a aprovação do projeto, será assinado o contrato.

9) Após a assinatura do contrato de locação, o locador terá seis meses para entregar o imóvel.


Tags:



Publicidade