Aracruz

Ilza Realli diz que na educação, todos têm direito à voz - Entrevista

Entrevista Ilza Realli diz que na educação, todos têm direito à voz

   

Realli comenta os desafios da educação municipal, avalia os avanços conquistados e deixa umamensagem para os pais: "participem da escola".

Formada em Pedagogia e Recursos Humanos, a secretária comenta os objetivos, as metas e os desafios da educação no município de Aracruz. Avalia as dificuldades impostas pela crise,celebra as conquistas obtidas na educação municipal, compartilha sua paixão pelo ensino elembra ao aracruzense que a escola percente acima de tudo ao povo e a todos os cidadãos: "a escola é da sociedade, da comunidade, do seu filho."

Secretária, quais as metas a senhora pretende alcançar em sua gestão à frente da Secretariada Educação?
São várias metas, mas a primeira que nós traçamos foi o aumento do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica [IDEB] em nosso município. Nas séries iniciais nós estamos na média, mas nas séries finais ainda temos que fazer melhorias. Temos de promovera valorização do professor, que é o grande ator dessa orquestra toda e precisa ser valorizado. Ele é o maestro. 

Não adianta ter uma grande equipe, uma grande secretária, um grande prefeito, sem o professor ser valorizado. Até porque, antes de qualquer coisa, sou professora. Outra meta que estamos batendo muito forte é melhorar a frequência dos alunos. Sistematicamente, estamos realizando reuniões com pais para que monitorem seus filhos no sentido de não faltarem às aulas. A frequência dos alunos é fundamental para sua aprendizagem. A sua gestão é muito bem avaliada pela população de Aracruz. 

A que a senhora atribui essa constatação?
Eu fico feliz. Acredito que é a própria experiência da escola. O meu mundo é a escola, tenho paixão pelos meninos, paixão pelo ensino. Após quase trinta anos de profissão, ainda sinto um frio na barriga quando chego à sala de aula. 
É como se fosse a primeira vez. Amo fazer parte do dia a dia da escola, principalmente daquelas nas periferias, onde muitas vezes os alunos enfrentam tantas dificuldades na vida. Esse é o meu mundo. 
Conheço profundamente todas as dificuldades que se passam na escola, por isso tenho facilidade em resolver essas questões.Acredito que essa boa aceitação de nossa gestão é a simplicidade de nossas ações. Como já disse, antes de ser secretária, sou professora. Tenho muito orgulho disso. Aqui na minha sala estou exatamente em frente à escola que sou efetiva. Por isso, sempre me sento em frente aos meus alunos. Jamais de costas. Nossa equipe não fica estática. Diariamente estamos nas escolas do município, sabendo dos problemas e buscando soluções. Nosso lema é: "o que a Secretaria da Educação pode fazer para ajudar?".

Secretária, a sua formação de pedagoga, pós graduada em gestão de Recursos Humanos e pedagogia empresarial contribui para esse modelo de gestão?
Também porque, além de pedagoga, tenho essa formação que me deu um leque, uma visão maior do que é lidar com o outro. Uma das coisas mais importantes do relacionamentohumano é você saber ouvir. Não é porque você está no comando que você terá a primeira fala.Aqui, não: na educação todos tem direito à voz, não importa qual cargo a pessoa ocupe.
Primeiro, precisamos debater o assunto, para juntos chegarmos a um consenso. A minha formação contribui muito, mas acho que o que mais contribui é minha experiência na sala de aula.  

Ilza Realli, Na educação, todos têm direito à voz

Desafios existem. Quais os maiores desafios que a senhora vem encontrando nesta Secretaria? 
É claro, temos desafios diários. Mas o principal é a dificuldade financeira que todos os estado se municípios brasileiros vêm passando. Com esta crise, não podemos realizar tudo o que desejamos e sonhamos para nossas crianças.

Infelizmente, um grupo de pessoas afundou o nosso país. Vou falar agora como uma professora machucada: esse grupo continua com as mesmas regalias e não pensa nas nossas crianças. Só falam em educação, saúde e assistência,mas não passa de um discurso vazio. Saquearam o Brasil e deixaram essa conta para ser paga,porque poderíamos contratar mais professores, oferecer qualificação. 
O Ministério da Educação não mandou nem um tostão sequer para todos os municípios brasileiros. O que tem ainda são projetos que foram construídos em 2011 e 2012, nos últimos quatro anos não recebemos praticamente verba nenhuma. Aqui em Aracruz o que estamos fazendo é com recursos do município.  

Tenho que enaltecer o esforço que o Prefeito vem fazendo, porque existem obras que não podem esperar. Por exemplo, um temporal que veio, detonou a escola.Enfim, com uma escassez de recursos que estamos vivendo, como dar uma condição digna aos nossos professores para que possam oferecer o melhor para nossas crianças. Apesar de tudo isso, estamos otimistas, estamos trabalhando e, tenho certeza, a escola é o caminho para um mundo melhor.

A educação pode mudar o mundo?
Pode. Tem uma frase de Paulo Freire que eu gosto de citar: "a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo". É nisso que estamos trabalhando, mudar o pensamento das pessoas, mudar a forma de agir, a forma de conduzir, para que elas transformem o mundo lána frente. Precisamos acreditar em nossas crianças e contribuir para um mundo melhor.

Quantas crianças são atendidas pela rede de escolas municipais?
Aproximadamente 15.400 crianças segundo o último censo de maio passado. Se acrescentarmos com o estado, porque também trabalhamos em parceria, cerca de 16.000 alunos, o que é um número bastante considerável.Essas crianças estão sendo bem atendidas?Fazemos o possível para que isso aconteça. Na sua totalidade, dentro da questão do ensino, da merenda, do transporte escolar e de tantas outras questões que envolvem nossas crianças,estamos trabalhando com muita dedicação, muito carinho e monitoramento. 
"Minha equipe é nota mil." 
Estamos presentes em todas as escolas, eu mesma apareço de forma aleatória, sem avisar, nas escolas e observo todo o trabalho desenvolvido. As pessoas já estão até acostumadas com isso. E, para a satisfação de todos, as nossas escolas estão limpas e preparadas para receber todos os alunos.  

Com um trabalho que fiz ainda em 2011 e 2012, o município ganhou um prêmio nacional: o Panela de Ouro, que destaca a qualidade da merenda escolar. Hoje o nosso cardápio é diferenciado para crianças diabéticas e indígenas.  

No caso dos meninos indígenas, respeitamos o que eles gostam e são acostumados a comer de acordo coma cultura deles.E sobre o transporte escolar: ele tem qualidade?Tem, sim. Hoje, ele é feito por uma cooperativa, veículos revisados, que só podem trabalhar com a documentação em dia. Em cada veículo trabalha um monitor para acompanhar as crianças. 
Temos também 5 ônibus equipados para atender cadeirantes. No caso de maiores,que podem utilizar o transporte coletivo, temos também o vale transporte.

Qual a mensagem que a senhora pode deixar para a população de Aracruz?
Prefiro falar até como professora. Pai, se você quer uma escola forte, vai para dentro da escola de seu filho, procure participar da vida escolar da sua criança. Eu só conheço uma escola forte quando a família está dentro dela. Quando a escola está sozinha ,eu não acredito na força desta escola. A gente não pode achar que está bom. Não basta, tem que olhar, tem que a companhar. Quando a família vai para dentro da escola, além de ajudar, faz toda a diferença para nós, professores. É uma delícia quando vamos fazer uma apresentação cultural na escola e todos os familiares estão presentes. Essa participação traz um enorme gás tanto para os professores quanto para os alunos.  

Dá uma alegria em nossos corações ver aquela plateia lotada e os meninos no palco; a participação nos conselhos escolares, participar do dia a dia da escola. Se você tem algum tempo, se apresente ao diretor da escola e se disponha a ajudar,até porque a escola é sua. Você tem todo direito de bater no portão e pedir para entrar nas dependências da escola e conhecer onde seu filho estuda. Afinal, de quem é a escola?  

A escola não é do prefeito, não é do secretário, não é do governador, não é do presidente. A escola é da sociedade, da comunidade, do seu filho. Então, a mensagem que eu deixo é no sentido dos pais participarem ativamente da educação dos seus filhos. Vá para a escola de seus filhos, se apresente, dê sugestão, faça críticas construtivas. Vamos melhorar juntos. É claro que estamos preocupados com o conhecimento dos alunos, mas não somos donos da verdade, de fora alguém pode ter uma visão diferente.  

Só vamos avançar quando todos começarmos a dialogar sobre a escola, só assim podemos ter uma escola cada vez melhor. Nossa gestão é participativa, nosso prefeito é de comunidade e está presente em quase todos os eventos. Isso nos anima para continuar trabalhando, focados no bem estar de nossas crianças.




Tags:



Publicidade