Espírito Santo

Ex-secretário Anderson Pereira é preso acusado de peculato - Justiça

Justiça Ex-secretário Anderson Pereira é preso acusado de peculato

Anderson de Paula Pereira está no Centro de Detenção Provisória de Aracruz. Processo prossegue em segredo de Justiça.

Anderson de Paula Santos Pereira, ex-secretário de Saúde de Aracruz foi preso preventivamente nesta segunda-feira (23) sob a acusação de peculato. Crime que consiste na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda.

O ex-secretário foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Aracruz. A decisão é do Juízo da 1ª Vara Criminal de Aracruz e o processo tramita em segredo de Justiça.

Em novembro de 2016, a pedido do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Anderson havia sido afastado da Secretaria de Saúde por conta de uma denuncia de que ele teria usado servidores públicos para pintar sua casa. Neste caso o excelentíssimo Juiz André Dadalto, da Vara da Fazenda Pública Municipal de Aracruz, determinou o afastamento do então secretário de Saúde por 180 dias.

De acordo com as investigações, "não houve a iniciativa do requerido Anderson de remunerar os trabalhadores, sendo que os servidores seriam normalmente remunerados pelos cofres públicos com acréscimo de horas extras a serem pagas pelo ente federativo".

Além da fatídica pintura da casa, Anderson Pereira possui contra ele outros processos na Justiça Estadual como: improbidade administrativa, por uso indevido de telefone funcional da prefeitura para propaganda eleitoral, e de calúnia e difamação de opositores.


Curiosidade...


O que é Peculato?

Peculato é um crime de desvio de um bem ou valor público por funcionário que tenha acesso a eles em razão da sua função. É crime específico do servidor público (ou equiparado) e trata-se de um abuso de confiança pública.


Tags:



Publicidade