Iconha

25 prefeituras vão receber equipamentos para mini Ceasa - Agricultura Familiar

Agricultura Familiar 25 prefeituras vão receber equipamentos para mini Ceasa

Vinte e cinco prefeituras do Espírito Santo receberão equipamentos para modernização das centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar. Ao todo, serão R$ 8,9 milhões liberados por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Entre os equipamentos que serão repassados aos municípios estão caminhões refrigerados, veículos, balanças, caixas plásticas, computadores, impressoras, dentre outros.

Na manhã desta terça-feira (24), os prefeitos e secretários de agricultura dos municípios contemplados receberão orientações sobre os procedimentos que precisam adotar para receber os equipamentos que serão adquiridos com recursos liberados pelo convênio.

As cidades que serão contempladas são: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guaçuí, Iconha, Linhares, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Santa Maria de Jetibá. Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vila Pavão.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que o objetivo é equipar e dar suporte a distribuição dos produtos oriundos da agricultura familiar. "A primeira parcela dos R$ 8,9 milhões para a aquisição dos equipamentos para mini Ceasas já está disponível. Foram os municípios que indicaram, em 2014, o que precisavam. Conseguimos resgatar este ano o convênio para repassar o material para as cidades. Hoje, os prefeitos foram orientados sobre o que fazer para receber os equipamentos, que vão fortalecer e agricultura familiar do Estado e dar condições de melhor distribuição dos alimentos", disse Octaciano Neto.

Os prefeitos das cidades contempladas comemoram os investimentos. "É um projeto muito importante para os municípios. Só temos que agradecer por esse investimento que chega em bom momento para as prefeituras", disse o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro.

"Temos uma agricultura familiar bem forte que já entregam seus produtos tanto para merenda escolar quanto para outras instituições. Os equipamentos ajudarão a melhorar a qualidade dos produtos e as entregas deles. Só temos a agradecer a esses kits que vão ajudar a agricultura familiar do nosso município", declarou o prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira.

O perfeito de Ecoporanga, Elias Dal´Col, reforçou a importância de os produtos cultivados no município atenderem as instituições da própria cidade. "Os equipamentos ajudam o pequeno produtor a plantar, colher e a cidade passe a comprar e repassar para asilo, escolas", declarou.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, elogiou o convênio. "Está conectado com nosso planejamento estratégico da agricultura familiar. Temos uma cooperativa registrada há 50 dias e estamos trabalhando na ampliação dos produtos da agricultura familiar para escolas. Os equipamentos vão na distribuição e beneficiar diretamente os agricultores familiares".




Tags:



Publicidade