Irupi

Prefeitura testa camada impermeável nas estradas de terra - Tecnologia

Tecnologia Prefeitura testa camada impermeável nas estradas de terra

A Prefeitura Municipal de Irupi começou, esta semana, a testar um novo processo que cria uma camada impermeável nas estradas de terra. A tecnologia promete que as vias ficam em boas condições, garantindo conforto e segurança para quem trafega.

De acordo com o responsável pelo teste em Irupi da empresa responsável, Romão Costa, o produto aplicado na estrada faz, quimicamente, a estabilização do solo. "A técnica funciona como uma base primária, garantindo que a estrada que irá receber o produto fique bastante firme. É uma técnica já usada em outros estados e Irupi inova ao trabalhar com este produto", explicou Romão. Reduzir a poeira em tempos secos, lama no período chuvoso e baratear o custo de manutenção das estradas, seriam os principais atrativos da novidade.

O teste foi feito no bairro João Thomaz, em um trecho de 100 metros. O prefeito Carlos Henrique Emerick Storck e o secretário de Obras e Infraestrutura, Aldo Ribeiro, acompanharam o trabalho da empresa. "A via foi preparada, o produto em sua forma líquida foi aplicada com total facilidade e depois foi feito a compactação do solo fazendo com que o resultado se assemelhe a pavimentação em termos de conforto e durabilidade. Começamos o teste nesta semana e vamos aguardar os resultados, sendo satisfatório quem vai ganhar muito com esta nova técnica será a população que terá estradas conservadas por muito mais tempo", explicou Ribeiro.
O prefeito se mostrou confiante em relação aos resultados esperados. "Fizemos o convite para a empresa fazer uma demonstração em nosso município, é uma técnica que promete bons resultados, de longa duração e a baixo custo e que já é usada em outras prefeituras e Estados, o que já nos garante um resultado positivo", disse Emerick.
A técnica é importada da África do Sul e costuma ser utilizada em pistas de pouso e decolagem, hidroelétricas e também em canteiros de obras de grandes empresas da Construção Civil. A grande vantagem de uma estrada estabilizada é a relação custo benefício, além da grande durabilidade do processo que mantém as estradas conservadas por muito mais tempo.


Tags:



Publicidade