Divino de São Lourenço

Consumo de crack é maior no interior do ES - Dezoito municípios

Dezoito municípios Consumo de crack é maior no interior do ES

De acordo com o Mapa do Crack, dos 78 municípios capixabas, 18 disseram que é alto o número de problemas ligados ao uso do entorpecente. Dentre eles estão Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Marataízes e Vargem Alta, na região sul do Estado.

O levantamento foi feito pelo Observatório do Crack, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mostra que o alto consumo de crack está deixando os grandes centros urbanos e está se espalhando pelo interior do Estado.

O Mapa é elaborado de acordo com as respostas que as prefeituras dão à CNM, classificando o problema como alto, médio ou baixo, de acordo com o nível de sua interferência nas áreas de assistência, educação, saúde e segurança.

De acordo com o Coordenador do Estado sobre drogas, Gilson Giuberti Filho, o problema é maior no norte e noroeste capixaba devido ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios. "Região com baixo IDH e com uma densidade baixa de equipamentos disponíveis, seja social ou de saúde, já que os municípios estão com sérios problemas de caixa", avaliou. Nessas regiões, complementou o coordenador, é grande o número de judicialização de pedido de internação.

"Em cerca de 90% dos casos de internação compulsória, conseguimos transformar em atendimento ambulatorial. A família procura a justiça em uma situação de desespero", contou Giuberti.

Para reduzir o número de internações compulsórias e tornar o atendimento aos usuários mais resolutivos, o governo do Estado está implementando o Pró-Vive Virtual. Pelo projeto, o governo do Estado irá auxiliar o atendimento nos municípios através de videoconferência e transferência eletrônica de documentos, evitando assim, deslocamentos até a Grande Vitória, onde é feito o atendimento atualmente.

Por ter uma realidade mais urgente, municípios do norte e noroeste terão acesso ao Pró-Vive virtual em um primeiro momento e, em seguida, será expandido para todo o Estado.

Trinta e duas cidades declararam ter um nível médio de problemas, enquanto outras 16 afirmam ter um nível baixo e 11 não responderam à CNM. Apenas Dores do Rio Preto diz não enfrentar nenhuma dificuldade.

Um dos fatores para a interiorização dos traficantes é, segundo Giuberti, a fuga de pontos de grande concentração policial. "A internet tem levado tudo quanto é informação para o interior e traficantes buscam o interior fugindo de regiões visadas como a Grande Vitória por ter um policiamento mais ostensivo, principalmente em regiões de fronteira, para fazer com que as drogas passem de um estado para outro. Tudo isso, somado à falta de equipamentos para atender aos usuários transforma esse cenário em uma realidade ainda pior."

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), para internação de curta permanência, o Espírito Santo conta com 35 leitos no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim; e 40 leitos no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica. Além desses, há outros 12 leitos credenciados, no Sul do Estado, em hospitais filantrópicos e em um hospital da rede estadual. Esses leitos servem para internações de curta permanência, ou seja, de dois a três meses, isso quando o quadro do paciente é grave.
Nesses leitos, são atendidos pacientes em surto, seja por descompensação do quadro psiquiátrico ou por crise de abstinência por uso abusivo de álcool ou outras drogas. "Isso é mais do que suficiente. Parece uma quantidade pequena, mas não há filas para utilização dessas vagas", disse Giuberti.

Droga

O crack é cocaína solidificada em cristais, misturado com bicarbonato de sódio e água, sendo a segunda droga mais viciante do mundo, oferecendo uma curta, porém intensa, euforia ao usuário.
Dentre os principais efeitos causados pelo crack estão a euforia, agitação, sensação de prazer, irritabilidade, alterações de percepção e do pensamento, taquicardia, tremores, perda de apetite e insônia. O uso regular do crack pode provocar alucinações e causar comportamentos violentos, episódios paranoicos e mesmo impulsos suicidas.




Tags:



Publicidade