São José do Calçado

Moradores de dois municípios enfrentam racionamento de água - Seca

Seca Moradores de dois municípios enfrentam racionamento de água

Dia par ou dia ímpar. É assim que os moradores de São José do Calçado vem se orientando para saber quando terão a caixa d’água cheia. Por causa da seca, o nível do rio Calçado baixou atingindo seu ponto crítico. A Cesan, responsável pelo tratamento e abastecimento de água do município, dividiu a cidade em setores e, desde de segunda-feira, vem liberando a água em dias e horários especificados.

Em nota, a empresa informou que a população deve reduzir o consumo, evitar o desperdício e praticar o reuso da água. O abastecimento só será normalizado quando o rio oferecer condições de volume para a captação adequada.


"É um problema recorrente, em períodos de seca acontece isso. Seria interessante a construção de uma barragem em nosso município. Sem dúvida evitaria novamente situações como essa", acredita Addison Viana, que mora em São José do Calçado e foi diretamente atingido pela medida.

Por hora a sugestão de Addison não acontecerá. Segundo a Cesan, não há previsão de barragem no município. Na região, a única obra para tentar melhorar a situação, e que está em fase de execução, é a construção do novo ponto de captação no Rio Itabapoana que atenderá a população da sede de Apiacá, outro município atingido pela estiagem.



Na cidade, o racionamento ocorre devido ao nível abaixo da média do Córrego Olaria, de onde é retirada a água de abastece a população. Desde a semana passada que a Cesan abastece a parte alta e a parte baixa do município em horários alternados.

O setor 1 (parte baixa) engloba os bairros Parque das Palmeiras, Loteamento Boa Vista e o Centro, além da área próximo ao Hospital e o Banestes; e recebe água durante o dia, das 8h às 17h. Já Setor 2, onde ficam os bairros do Oto, José Mendes e José Henriques; e parte do centro próximo aos Correios e a Prefeitura, é abastecida das 17h às 8h.

São José do Calçado

Dias pares

Setor 1 - Das 8h às 20h: Centro e José Pereira Tatagiba (Niterói)

Setor 2 - 20h às 8h do dia seguinte: João Marcelino de Freitas, Maria José Pimentel, Haydee Lobo Junger, Jorge Ourique

Dias ímpares

Setor 3 - Das 8h às 8h: Sizenando Sá Viana, Pedro Ideraldo Almeida Lima, São Domingos, Astolpho Virgilho Lobo, e parte do Centro.


Tags:



Publicidade