Guaçuí

Projeto “Bombeiros do Futuro” - Educação e Cidadania

Educação e Cidadania Projeto “Bombeiros do Futuro”

A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Guaçuí resultou na criação de um projeto socioeducacional de integração escolar. Ao todo, 40 crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, das escolas municipais Isaura Marques (CAIC) e Eugênio de Souza Paixão participam da iniciativa, no Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Guaçuí.
O Corpo de Bombeiros oferta o ensino teórico e instruções práticas. Os jovens têm aulas de civismo, ética e cidadania, meio ambiente, educação física, educação ambiental, educação física, primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento e defesa civil. O módulo tem duração de quatro meses. A formatura dos 40 integrantes da primeira turma do Bombeiros do Futuro já tem data: dia 8 de dezembro.
A Prefeitura de Guaçuí, através da Secretaria de Educação, fornece uniformes, apostilas, alimentação e transporte. Quem também apoia a iniciativa é a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guaçuí, a Acisg. Ao final do curso, premiações e certificados serão entregues aos formandos.

O "Bombeiros do Futuro" acontece três vezes por semana. As atividades têm duração de até 2h30. Quem coordena os trabalhos é o capitão Heitor Lube. "É um projeto desafiador. Ao montar a turma, comunicamos a Secretaria de Educação que um dos pré-requisitos para a seleção seria a de alunos mais próximos de áreas de risco social", explica o capitão.

Futuro

Na próxima semana, os bombeiros vão visitar as famílias dos alunos para uma atualização do perfil de cada um. Comportamento, responsabilidade em casa e na escola são um dos temas em pauta. A Polícia Militar também participará de alguns encontros apresentando o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd.


Tags:



Publicidade