Cachoeiro de Itapemirim

Baixo nível do rio Itapemirim assusta cachoeirenses - Meio Ambiente

Meio Ambiente Baixo nível do rio Itapemirim assusta cachoeirenses

Apesar da expressiva baixa no volume de água, a vazão média do Rio Itapemirim é superior ao mesmo período do ano passado, quando o manancial chegou ao mais baixo índice já medido. Diante disso, a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo abastecimento de água em Cachoeiro de Itapemirim, tranquiliza a população e diz que não há risco de racionamento.

A BRK informou que de 1º a 26 de setembro do ano passado a vazão foi de 5.100 litros por segundo. Neste ano, a média foi de 6.910 litros por segundo.

A empresa esclareceu que o Centro de Controle Operacional mantém o monitoramento diário, em tempo real, tanto da vazão do rio quanto dos reservatórios de água, e essa vazão média de setembro, embora menor em comparação a anos anteriores, quando a vazão média era de 23.100 litros por segundo (julho de 2015), não dá qualquer sinal de risco de racionamento.

Com investimentos e adequações realizados pela concessionária no período de 2010 a 2014, que contemplaram, entre outros, a construção de 13 novos reservatórios, a reserva de água cresceu 40% n o município.

Hoje, estão em operação 44 reservatórios, que armazenam cerca de 20 milhões de água tratada para consumo humano.

Contudo, em nota, a concessionária pede que a população mantenha os hábitos de consumo consciente, evitando desperdícios, para que Cachoeiro, assim como ocorreu no ano passado, atravesse períodos de estiagem sem impacto no abastecimento.

A BRK também pede a colaboração da população no sentido de acionar a empresa, por meio do telefone gratuito 0800 771 0001, quando identificar pequenos vazamentos na rede de água, para que as equipes de manutenção possam efetuar o devido reparo e, assim, seja evitada perda.


Tags:



Publicidade