Afonso Cláudio

Feliz Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira do Brasil

Padroeira do Brasil Feliz Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente conhecida como Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada no Brasil pelos católicos, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria, atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, sendo feriado nacional Brasileiro desde 1980, quando o então Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis. 

Aparição

A aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Pedro Miguel de Almeida Portugual e Vasconcelos,  conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, no vale do Paraíba, durante uma viagem até Vila Rica..

Querendo agradar o Conde o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à sua presença e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao Conde.

Os pescadores Filipe Pedroso, João Alves e Domingos Garcia rezaram para a Virgem Maria e pediram a ajuda de Deus. Após várias tentativas infrutíferas, desceram o curso do rio até chegarem ao Porto Itaguaçu em busca dos peixes.  Eles já estavam a desistir da pescaria quando João Alves jogou sua rede novamente, em vez de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente, apanhou a cabeça da imagem, que foi envolvida em um lenço branco. 

Segundo o relato dos pescadores após terem recuperado as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca ameaçava afundar as embarcações. Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa.

 

Início da devoção

Durante os quinze anos seguintes a imagem permaneceu na residência do pecador Filipe Pedroso, onde as pessoas da comunidade se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e houveram relatos de milagres por aqueles que oravam diante da santa. A fama de seus poderes cresceu ultrapassando o perímetro do estado de São Paulo e foi se espalhando por todas as regiões do Brasil. 

Assim, por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela que foi erguida com a ajuda do filho de Filipe Pedroso, que não aprovava o local escolhido, pois considerava mais cômodo para os fiéis uma região próxima ao povoado.

No dia 20 de abril de 1822, em viagem pelo Vale do Paraíba, o então Principe Regente do Brasil, Dom Pedro I e sua comitiva, visitaram a capela e conheceram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O número de fiéis aumentava exponencialmente e, em 1934, foi iniciada a construção de uma igreja maior que atendesse a demanda, a atual Basílica Velha, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de Dezembro de 1888. 










Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida


Tags:



Publicidade