Cachoeiro de Itapemirim

Merenda tem novas receitas para comemorar outubro - Mês das crianças

Mês das crianças Merenda tem novas receitas para comemorar outubro

Para este mês de outubro, em que se celebra o Dia das Crianças, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) sugeriu aos gestores das escolas municipais a inclusão de novas receitas nos cardápios da merenda servida aos alunos.


Lasanha, estrogonofe com requeijão, omelete de queijo, carne com requeijão ao forno, legumes gratinados e salada de frutas com iogurte são alguns dos pratos indicados.


Para isso, além das instruções para preparo, as unidades receberam ingredientes como muçarela, produtos da agricultura familiar local e a massa de lasanha, novidade lançada neste ano.

"Uma boa alimentação é fundamental para o aprendizado das crianças e um cardápio saudável fornece itens em quantidades adequadas, proporcionando ao organismo todos os nutrientes necessários para o período em que o estudante está na escola", explica Mariana Martins, gerente de Alimentação Escolar da Seme.


Nessas receitas, também de acordo com ela, foram priorizadas a combinação e a harmonia entre as cores e os paladares, de modo a tornar os pratos atrativos para os alunos. "Também destacamos a qualidade e a variedade, para que os alimentos ficassem naturais, sadios e, claro, saborosos", acrescentou.


Energia para a aprendizagem


Durante o ano letivo, para manter os alunos saudáveis e proporcionar a eles energia para o processo de aprendizagem, a Gerência de Alimentação Escolar oferta cardápios altamente nutritivos, com variadas sugestões de preparações, além de frutas, que são servidas três vezes por semana. Macarrão, feijão, legumes (batata, cenoura e chuchu, dentre outros) refogados, carnes variadas são alguns dos pratos.


"Carne e feijão, por exemplo, são ricos em ferro, zinco e selênio, três nutrientes essenciais para melhorar o desempenho cognitivo, a memória e o raciocínio, enquanto as frutas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, que estimulam o bom funcionamento orgânico", ressalta Mariana Martins.


Tags:



Publicidade