Aracruz

Disque 100: denúncia sigilosa contra violações - Direitos Humanos

Direitos Humanos Disque 100: denúncia sigilosa contra violações

Com o serviço, os únicos que aparecem são os violadores desses direitos. Saiba como o serviço funciona, quando denunciar e como denunciar. 

Denúncias e reclamações que envolvem violação de direitos humanos podem ser feitas através do Disque 100 de forma sigilosa. O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel. 

Em Aracruz, as denúncias são concentradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), que as encaminham para os setores responsáveis. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por exemplo, já foram registradas treze queixas no ano de 2017. Deste número, dez casos envolvem violência contra idosos, e outros três correspondem à violação de direitos de pessoas com deficiência.

 "O intuito é a superação da violação", resume a equipe do CREAS. O grupo, formado principalmente por psicólogas e assistentes sociais, passam a acompanhar a vítima, realizando visitas psicosociais, com o objetivo de observar de perto os detalhes da denúncia.


Se constatada a violência, a pessoa que está sendo vítima é inserida no banco de dados do Disque Direitos Humanos, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários. Durante o acompanhamento também é formulado um relatório com todo histórico da denúncia. 

Telefone 

O Disque 100 é um serviço de utilidade pública destinado a receber demandas relativas a violações de direitos humanos. Atenção especial é dada a populações com vulnerabilidade acrescida, como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT, pessoas em situação de rua. Outros grupos também são incluídos, como quilombolas, ciganos, índios e pessoas em privação de liberdade.



Tags:



Publicidade