Aracruz

A Floresta sob um Novo Prisma até domingo (22) - Aproveite

Aproveite A Floresta sob um Novo Prisma até domingo (22)

   

Promovida pela Fibria, a mostra que reúne imagens do renomado Araquém Alcântara, um dos maiores fotógrafos de natureza do Brasil, e vídeos gravados em 360º, pode ser visitada até o dia 22 de outubro no Shopping Sul

Os capixabas da região Sul do Espírito Santo têm a oportunidade de visitar a exposição "A Floresta sob um Novo Prisma", iniciada na sexta-feira (29/09). Depois de passar por Vitória e Aracruz, a mostra desembarcou no Shopping Sul, onde permanece até o dia 22 de outubro.

A Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais são algumas das estrelas de uma exposição multimídia que pretende fazer o capixaba conhecer a floresta plantada sob um novo ponto de vista. Com imagens do reconhecido fotógrafo Araquém Alcântara e vídeos de realidade virtual em 360º que permitem uma experiência interativa a partir do recurso de realidade virtual, o evento é uma iniciativa da Fibria e faz parte da celebração dos 50 anos de atividades da compania no Espírito Santo.

Para registrar a diversidade da floresta, Araquém Alcântara, que é uma dos principais especialistas brasileiros em retratar a natureza, percorreu aproximadamente 5 mil quilômetros em 12 municípios capixabas e quatro baianos. O resultado da expedição está reunido em 40 fotografias, que retratam a Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais nas áreas onde a Fibria atua.

"Esse projeto mostra com muita sensibilidade como o território sob influência de nossas atividades é conectado e possui uma ligação sistêmica entre regiões, comunidades tradicionais, empresa e o meio ambiente. A floresta gera riquezas, compartilha histórias e tem uma fauna e flora pulsantes", afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

Além de belas fotos, a exposição conta com vídeos em 360º, em realidade virtual (VR). Em um jipe cenográfico, os visitantes podem acompanhar, em uma imersão quase real, possibilitada por óculos com tecnologia VR, atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica e a produção de alimentos por parte de agricultores familiares, entre outras experiências.

Outro detalhe da exposição é a interação que o visitante pode ter com algumas fotos. Cinco imagens da mostra têm suas histórias aprofundadas por meio de vídeos narrados pelos próprios protagonistas das fotos. Com isso, o visitante pode conhecer melhor o universo registrado pelas lentes do fotógrafo Araquém Alcântara.

As fotos da mostra também foram reunidas em um catálogo, com 20 fotos adicionais não publicadas na exposição, cujo prefácio é do jornalista e acadêmico José Antônio Martinuzzo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A publicação estará disponível na exposição para os visitantes em um totem com tela touch.

Todas as estruturas da iniciativa, incluindo as de sustentação das fotos, que são inspiradas em figuras prismáticas, são feitas em madeira de eucalipto produzida a partir de plantios 100% renováveis.

A mostra fotográfica tem outra particularidade: três fotos expostas contam com a técnica de audiodescrição, que possibilita que pessoas com deficiência visual possam interagir com as imagens. O trabalho foi desenvolvido pela audiodescritora Letícia Schwartz, que tem vasta experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo.

Serviço:
  • Exposição "A Floresta sob um Novo Prisma"
  • Visitação gratuita
  • Local: Shopping Sul
  • Endereço: Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 382 a 408, Bairro Paraiso, Cachoeiro de Itapemirim
  • Data: 29/09 a 22/10, durante o horário de funcionamento do shopping
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países e matéria-prima para produtos de educação, saúde, higiene e limpeza. Saiba mais em www.fibria.com.br




Tags:



Publicidade