Colatina

13º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - Programação

Programação 13º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória

De sexta-feira (13) até o próximo dia 21 de outubro, Vitória se tornará a capital brasileira do teatro. Em sua 13ª edição, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega trazendo peças nacionais, internacionais e locais com temáticas diversas e para todos os públicos. Somando 26 apresentações, a programação inclui oficinas, mostras de filmes, exposição e muito mais. As peças vão ocorrer em diversos pontos da capital: no Teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro Cultural Sesc Glória, além das apresentações do Teatro de Rua, na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

A abertura oficial do evento acontece na sexta, às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. A programação da noite começa com uma exibição de vídeos dos homenageados desta edição: José Luiz Gobbi e Nilson Coutinho Sodré (In memoriam) e segue com a apresentação do espetáculo "Agreste", da Companhia Razões inversas, de São Paulo.

A bilheteria

A entrada para os espetáculos é franca – exceto as apresentações no Sesc Glória – e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, sempre uma hora antes do inicio da apresentação. Cada pessoa tem direito a dois ingressos.

Homenageados da edição

José Luiz Gobbi

Consultor, ator, diretor, instrutor e palestrante, é capixaba, um dos mais conhecidos e aclamados artistas espírito-santense. Seus espetáculos, apresentados em vários estados do Brasil, além de Paris (França) e Lisboa (Portugal) grande sucesso de público e de crítica. A personagem Marly vivida por Gobbi na peça Hello Creuzodete ganhou vida própria e hoje é reverenciada como ícone da cultura capixaba.

Nilson Coutinho Sodre - In Memoriam

Um dos fundadores da Apatedees, atual Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado no Espírito Santo (Satedes). Nilson atuou muito tempo no Teatro Carlos Gomes e na Orquestra Filarmônica do ES. Nilson um importante profissional das Artes Cênicas e Musicais do ES, foi elementar nos bastidores das atividades cênicas e musicais.

O festival

Realizado desde 2005, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória busca divulgar as artes cênicas para todo o Estado. Em sua 13ª edição, o festival tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, Cesan e Banestes.

Programação:

13/10 - Solenidade de Abertura - 20h30 TEATRO CARLOS GOMES (Apresentações gratuitas) DIA: 13 de outubro de 2017 - sexta Espetáculo: AGRESTE Grupo: Companhia Razões Inversas - SP Horário: 21h Release No meio da seca, um casal de lavradores simples descobre o amor e foge. Pressentem que "algo" de perigoso paira sobre seu amor. A esposa vem acompreender o porquê, anos depois, após a morte do marido. Essa mulher machucada pela perda, sementender a dimensão de seus atos, acaba sendo vítima do horror e da intolerância. 

DIA: 14 de outubro de 2017 – Sábado Espetáculo: A CAIXA DE AREIA Grupo: Taruíras Mutantes & Somos Dez - ES Horário: 21h 

Release 

Uma comédia absurda sobre as relações familiares e os conflitos que afloram durante um passeio até a praia com a Vovó, apresentada como um exercício cênico de humor. O autor Edward Albee é um dos principais nomes que renovaram a dramaturgia americana a partir dos anos 60. 

DIA: 15 de outubro de 2017 – Domingo Espetáculo: O MAGICO DE OZ Grupo: Dourado Produções E Eventos - ES Horário: 17h 

Release 

Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda. 

DIA: 16 de outubro de 2017 – Segunda Espetáculo: INSANOS Grupo: Cia Teatral JC - ES Horário: 20h 

Release 

Um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco. Um ser "nonsense". As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele "ilusiona" como material em feitiços e orações lunáticas criadas para a invocação de um "big bang" em seu interior, o faz aterrorizar enquanto clama pela atenção do público exigindo seu acesso imediato ao direito Divino. 

DIA: 17 de outubro de 2017 – Terça Espetáculo CIDADE /ABISMO Grupo: Teatro Empório - ES Horário: 16h - Projeto "A Escola Vai ao Teatro" 21h - Público em geral. 

Release  

O espetáculo caminha por uma dramaturgia mult-fragmentada, não cronológica, que conta e ilustra três linhas narrativas diversas. Uma Cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma Mulher que assiste um corpo cair de uma ponte mas testemunha a não chegada a superfície do mar e um atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas, esses três vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos, separados pelos títulos de PÓLIS, ABYSMUS E VITYUM. 

DIA: 18 de outubro de 2017 – Quarta Espetáculo: CHRISTIANE, UN BIO-MUSICAL CIENTÍFICO - Argentina Grupo: Belén Pasqualini Horário: 19h - Projeto a Escola Vai ao Teatro 21h - Publico 

Release: 

CHRISTIANE. Un bio-musical científico e uma homenagem a vida de Christiane Dosne Pasqualini, reconhecida pesquisadora cientifica que chegou com 22 anos em Buenos Aires para trabalhar junto com o Prêmio Nobel, Bernardo Houssay. Nascida na França e criada no Canadá e Argentina por opção, Christiane se dedicou com fervorosa paixão, a busca da causa do câncer nos animais em laboratório. 

I MOSTRA PARALELA VERA VIANA19 de outubro de 2017 –Quinta- Feira Teatro Carlos Gomes Espetáculo: ALICE UMA QUASE ÓPERA PUNK-ROCK CONTEMPORÂNEA Grupo: Cia Poéticas da Cena Contemporânea - ES Horário: 09h 

Release 

O espetáculo e sobre uma moça em busca de um mundo que, muitas vezes, se apresenta inóspito. A protagonista é uma garota que enfrenta esta questão com coragem e determinação, não se acanhando frente à estranheza dos outros e das relações sociais conturbadas. Um espetáculo para todas as idades, especialmente direcionado a jovens e crianças, ALICE UMA QUASE ÓPERA PUNK-ROCK CONTEMPORÂNEA, baseado no clássico de Lewis Carrol "Alice no País das Maravilhas", traz um espaço de divertimento e reflexão. 

Espetáculo: O CIÚMES DE UM PEDESTRE OU O TERRÍVEL CAPITÃO DO MATOGrupo: Presepopeia – Colatina - ES Horário: 15h 

Release 

A peça se passa no Rio de Janeiro. Trancafiadas a sete chaves dentro de uma casa, a madrasta e a enteada conseguem burlar o aprisionamento a que são mantidas e trocam confidências com os amantes. O marido, popularmente conhecido como pedestre, assim que descobre, resolve matar quem o traiu. Diante de todas as confusões, as mortes não acontecem, e o pedestre louco vai ser frade. 

Espetáculo: FILHOS DO MEDOGrupo: De Palco e Cia - Cachoeiro de Itapemirim/ES Horário: 18h 

Release 

A história conta de forma bem singular a vida de quatro jovens, cada um em seu mundo, de diferentes classes sociais, mas que de repente se vêem na mesma situação. Lisa garota rica é seqüestrada por Ximba e Cal, mas levam junto Alex que estava na hora errada, no lugar errado, ou não. O seqüestro é visto pelos dois lados, do seqüestrador e do seqüestrado, abordando individualmente os estresses e medos de cada um dos envolvidos no conflito e a maneira de cada um em encarar essa realidade. Uma história repleta de surpresas que todos podemos saber o final, mas que nos prende desde o início na esperança de que talvez tenha um final feliz. 

Espetáculo: DÓ RÉ MI FREIRASGrupo: Grupo Atos de Teatro - ES Horário: 21h 

Release 

Misteriosamente, o convento das freiras foi inscrito em um concurso de corais. A partir de agora, as freiras atrapalhadas moverão céus e terras para conseguir vencer o concurso e utilizar o dinheiro do prêmio para a reforma desejada do convento. Tudo isso, junto com a proteção do santo protetor músico do convento, o São Nunca. 

DIA: 20 de outubro de 2017– Sexta Espetáculo:NOVAS DIRETRIZES EM TEMPOS DE PAZ Grupo: Atores Associados e Todo Cultura - MG Horário: 21h 

Release 

Tudo se passa em 18 de abril de 1945. A Europa sofria os horrores provocados pelo nazismo de Hitler. Lá os combates já cessavam, mas o Brasil ainda se encontrava tecnicamente em guerra. Era o final da ditadura de Getúlio Vargas. Neste cenário, um judeu polonês, refugiado de guerra, que tenta conseguir seu visto de entrada no Brasil e um chefe alfandegário e ex-torturador da Polícia Política de Vargas dão início a um embate intenso que desnuda suas vidas, perdas e esperanças. Muito mais que uma discussão sobre os horrores dos sistemas políticos autoritários, o texto propõe uma reflexão sobre o ser humano, seus demônios e suas virtudes. Um estímulo à reflexão sobre a busca de uma razão para estar vivo. 

DIA: 21 de outubro de 2017– Sábado Espetáculo: O CORTIÇO DOS ANJOS Grupo: Trupe Ia Pocô - ES Horário: 19h 

Release 

"Mataram Teresa! Teresa está morta." – Assim começa O Cortiço dos Anjos, Contando a história de quatro personagens que vivem no cortiço de LADY DOMANNA, uma velha travesti, saudosa por seus tempos de gloria e boemia, As outras três personagens são SELMA uma religiosa fanática e desprezada pelo marido, CECÍLIA, uma lésbica, expresidiária, que matou por amar demais, e SILVANA, uma caótica mulher que cresceu em um prostíbulo conhecido como "A Casa do portão rosa", as personagens contam suas histórias diante de um delegado que investiga a morte de Teresa, um assassinato misterioso e cruel que aconteceu no Beco do Italiano, em uma noite fria e chuvosa. 

TEATRO UNIVERSITÁRIO – UFES 

DIA: 16 de outubro de 2017 – Segunda Espetáculo:FALIDAS E ATOSSICADAS Grupo: Falidas e Atossicadas - ES Horário: 20h 

Release 

Paulo, um gay de meia idade e Cícero, um jovem de 20 e poucos anos são obrigados a dividir o mesmo teto: a pensão "Casa da Mãe Joana". Além de serem primos, vivem às custas da tia travesti, proprietária do local. Tudo começa a mudar quando Joana morre. Os primos herdam a pensão e enfrentam seu maior desafio: manter o negócio e superar as próprias diferenças. As coisas, que já não iam bem, começam a piorar com a chegada de Guto que passa a atossicá-los, em um plano que pode lhes custar uma herança que vai muito além do patrimônio: a união de sua própria família. 

DIA: 17 de outubro de 2017– Terça Espetáculo:ISADORA DUNCAN E NIJINSKY- A REVOLUÇÃO NA DANÇA - RJ Horário: 20h 

Release 

A montagem está baseada na autobiografia de Isadora Duncan e no Diário de Nijinsky salientando os acontecimentos mais inusitados da vida destes dois gênios da dança universal. Embora tenham sido contemporâneos, nunca dançaram juntos ou conversaram. Mas as suas trajetórias, seus ensinamentos e a indignação da vida comum faz com que estas personagens acabem se entrelaçando, oferecendo, assim, um espetáculo altamente emocionante. 

DIA:18 de outubro de 2017 - Quarta Espetáculo: A ABSURDA COMÉDIA DE DUAS VIDAS Grupo: Teatral Gota, Pó e Poeira - ES Horário: 20h 

Release 

Mirtes e Ester são duas mulheres maduras que vivem num mundo à parte em busca de uma suposta herança deixada pelo pai. Sozinhas numa casa quase sem móveis, elas relembram fases de suas vidas e suas paixões, presas no passado e incapazes de olhar para o futuro, ou suas possibilidades. Enquanto procuram pistas, desfilam suas ironias e pessimismo diante da vida.A vida dessas duas mulheres é marcada por tragédias, como as mortes das outras cinco irmãs e ainda da mãe, todas de forma misteriosa. 

DIA: 19 de outubro de 2017– Quinta Espetáculo: IGNORANCIA Grupo: Quatro Los Cinco Teatro do Comum - MG Horário: 20h 

Release 

Somos todos ignorantes, sobre isso não há dúvida. Todos os dias quando acordamos, antes mesmo de abrirmos os olhos, lá está ela, ao nosso lado. Crescemos e nos movimentamos pelo mundo em companhia dela. Nos envolvemos com outros seres, olhamos e somos olhados sempre a partir dela: nossa turva e espessa ignorância. Em meio a trinta cadeiras de madeira, dois atores constroem seis situações que propõem diferentes pontos de vista sobre vícios contemporâneos como o julgamento, a intolerância, a violência e a cultura do medo, incitando o espectador a uma postura crítica e ativa frente à ignorância inerente ao ser humano. 

TEATRO SESC GLORIA (As apresentações são pagas) 

DIA: 15 de outubro de 2017 - Domingo Espetáculo: O Quadro de todos juntos - Palco Giratório SESC Glória Grupo: Pigmalião Escultura Que Mexe - MG Horário: 19h Valor: R$ 6,00 e R$ 3,00 

Release

Uma família posa para um retrato. O instante de um flash revela além da superficialidade: mostra a frágil estrutura por trás dessa imagem perfeita. Segredos postos ao chão. Suspensão do tempo. Cada um de seus integrantes expõe seus mais íntimos e secretos desejos. Todos são espelhos. Todos juntos. Um encontro de família em que a realidade, o simulacro e o delírio confrontam-se em um quadro mais que verdadeiro. 

DIA: 20 e 21 de outubro de 2017 - Sexta e Sábado Espetáculo: O FILHO - Patrocínio Petrobras Grupo: Teatro da Vertigem – SP Horário: 18 e 20h Valor: R$ 6,00 e R$ 3,00 

Release 

Inspirado em Carta ao Pai, o espetáculo "O Filho" atualiza o corrosivo acúmulo de frustração e raiva, fruto de uma vida miserável no campo dos afetos, retratando o universo da família e exprimindo a debilidade de seus vínculos. O espetáculo expõe a trajetória e as relações de Bruno com seus pais, seus filhos e suas mulheres. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem de verdade. 

TEATRO DE RUA - INTERVENÇÃO URBANA Praça Costa Pereira 

DIA: 14 de outubro de 2017 - Sábado Espetáculo: DOSE DUPLA Grupo: LaCarta Circo Teatro - ES Horário: 11h 

Release 

Cansados da vida no circo, Cachoeira e Amora resolvem chegar de mala e cuia na praça da cidade. Ávidos em fazer novas amizades, mostram o que tem de melhor: a arte de fazer sorrir. Sempre com uma ‘Dose Dupla’ de humor, representados por gags clássicas e brincadeiras contidas no circo como malabarismo e traquinagens levando em conta o empoderamento feminino. Dose Dupla conta a história de um casal de palhaços que vive a procura de praças para apresentar seus melhores números! Ao se apresentarem, Amora e Cachoeira se desafiam e discutem os poderes e desigualdades sofridas pela mulher em pleno século XXI. 


Tags:



Publicidade