João Neiva

Governador recebe empresários capixabas vencedores no Leilão - Óleo e Gás da ANP

Óleo e Gás da ANP Governador recebe empresários capixabas vencedores no Leilão

Na tarde desta quarta-feira (04) o governador Paulo Hartung e o vice-governador, César Conalgo, receberam os empresários capixabas vencedores no Leilão de Blocos de Óleo e Gás da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O leilão renderá aproximadamente R$ 130 milhões de investimentos e R$ 110 milhões de bônus. Ao todo, seis empresas (três capixabas e três internacionais) arremataram 12 blocos localizados no Estado. Há ainda parte de um bloco da Bacia Campos que está localizado no Espírito Santo e que também foi arrematado no leilão. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

Durante a reunião, o governador Paulo Hartung ressaltou as potencialidades do Estado no setor de petróleo e gás. Hartung destacou importância de movimentar o setor, principalmente, durante o período de crise socioeconômica que o país atravessa. "Estamos orgulhosos do desempenho das empresas capixabas e torcendo pela boa produtividade do setor em nosso Estado. O Governo do Estado está disponível e esperamos contribuir", comentou.

O leilão de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural foi realizado pela ANP na última quarta-feira (27). A chamada "14ª Rodada da ANP" ofertou 287 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas; e nas bacias terrestres do Parnaíba, Paraná, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo, totalizando uma área de 122.622,40 km².

Dos 30 blocos localizados no Espírito Santo (19 em terra e 11 em mar), 12 foram arrematados: sendo oito deles em terra, pelas empresas capixabas Bertek, Imetame e Vipetro; e quatro blocos em mar, arrematados pelas estrangeiras CNOOC (Chinesa), Repsol (Espanhola) e ExxonMobil (Americana). Além disso, um bloco localizado na Bacia de Campos, que tem parte da sua área no Espírito Santo, também foi arrematado pelas empresas Petrobras e ExxonMobil.

Ao todo, 32 petroleiras foram aprovadas para participar da 14ª Rodada da ANP, dentre elas as capixabas Vipetro e Imetame. Brasil, Portugal, Índia, Canadá, Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Bermudas, Austrália, Malásia, Tailândia, Espanha e França são os países de origem dessas empresas. Desse total, oito ainda não possuem contratos para exploração e produção de petróleo no Brasil.


Tags:



Publicidade