São Roque do Canaã

João Neiva vai receber o Festival Gastronômico do Queijo - Gastronomia Capixaba

Gastronomia Capixaba João Neiva vai receber o Festival Gastronômico do Queijo

O município de João Neiva vai sediar de 6 a 8 de outubro o Festival Gastronômico do Queijo, no Portal de Eventos da cidade. Cursos, palestras e debate, além da degustação de mais de 30 tipos de queijo, seis pratos diferentes e muita música estão na programação do evento.

A história do Festival é marcada por muito trabalho e dedicação. O evento, que chega a sua 5ª edição, aconteceu pela primeira vez em 2010, e todas as edições foram realizadas no distrito de Acioli, com o nome de "Festa do Queijo". Este ano, a Associação de Produtores Rurais de Leite e Derivados de Acioli (Aprulda) optou por transformar o evento em um festival gastronômico sem perder sua originalidade. O evento será realizado na sede do Município levando a cultura da fabricação do queijo para a região central da cidade.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a comunidade de Acioli e o município são destaque pela produção de queijos especiais. "A agregação de valor e a economia criativa são elementos que valorizam a produção e o produto e incentivam o agroturismo. É uma oportunidade de geração de emprego, renda e oportunidades para a região", afirmou Octaciano.

O gerente de relações institucionais da Aprulda, Roberto Cuzini, explicou como será a 5ª edição do evento. "O Festival deste ano vem com uma nova roupagem. Sempre foi a Festa do Queijo no distrito de Acioli. Trouxemos esse ano para a sede de João Neiva e virou um Festival Gastronômico. Vamos trazer o queijo como instrumento da gastronomia, com seis pratos à base de queijo, sendo o penne aos 4 queijos o prato oficial, música e conhecimento para os produtores de queijo da região sobre como se educar para produzir com qualidade um queijo de valor agregado", declarou.

O evento é uma realização da Associação de Produtores Rurais de Leite e Derivados de Acioli (Aprulda) e conta com apoio da Cooperativa Agroindustrial de Acioli (Cooac), do sistema Faes, Senar e Sindicato Rural, e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Os ingressos para a programação de sexta-feira (06) e sábado (07) estão à venda no site superticket.com.br. No domingo (08) a entrada será um quilo de alimento ou material de limpeza para o Hospital Maternidade Sagrado Coração de Maria.

Programação:

Sexta-feira (06)

11 horas – Cerimônia de Abertura Oficial do Festival Gastronômico do Queijo e Almoço de Integração
13 horas – Palestra 01 – Qualidade do Leite – Lorena Vidalrre Ribeiro – Incaper (Guaçuí)
14 horas – Palestra 02 – Manejo Sanitário do Rebanho – Professor Alberto Chambela – Ifes Santa Teresa
15 horas – Palestra 03 – Boas Práticas na Manipulação do Queijo – Maria Zanúncio (Senar)
17 horas – Encerramento do Seminário
19 horas – Início da Programação Cultural / Abertura Oficial do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill
21 horas – Show com Gilmar Azevedo & Banda
23 horas – Show com Dório & Gabriel

Sábado (07)
19 horas – Abertura do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill com o chef executivo e o melhor da gastronomia do queijo
20 horas – Orquestras Violões e Cordas – Instituto Preservarte
22 horas – Show com Júnior Ávila & Banda
0 hora – Show Nacional com Zé Geraldo
1 hora - Show com Sandro de Laia & Banda

Domingo (08)
10 horas - Abertura do Restaurante Oficial do Festival, Malagueta Grill com o chef executivo e o melhor da gastronomia do queijo
11 horas – Chegada do 1º Caminho do Queijo – Colibri Aventura
12 horas – Show com Larissa & Emanoel
15 horas – Show com Parentes do Samba


Tags:



Publicidade