Cariacica

Pesquisa de procedência e recomendações para fugir do calote - Como evitar fraudes

Como evitar fraudes Pesquisa de procedência e recomendações para fugir do calote

Imagina sonhar com a formatura, pagar por ela e não desfrutar de festa alguma! Foi o que aconteceu com uma turma do curso de Engenharia de Produção da faculdade Pitágoras, de Guarapari, após empresa de formaturas decretar falência. No total, cerca de 2 mil alunos foram lesados. Mas como evitar que fraudes como essa aconteçam?

O primeiro passo é pesquisar a procedência da empresa que será contratada para a realização dos eventos. É importante buscar informações junto aos órgãos competentes. " Verifique se a empresa está devidamente registrada junto à Prefeitura, se possui reclamações anteriores no Procon e, principalmente, se possui demandas judicias junto ao site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo", indica o advogado especializado em direito empresarial, Raul Dias Bortolini, da Forma X Formaturas.

Segundo Bortolini, caso haja alguma pendência judicial, a comissão de formatura deve avaliar a melhor decisão. " Analise o processo encontrado para verificar quais as razões que levaram ao litígio e quais as alegações utilizadas pela empresa para se defender no processo", ressaltou.

Outra dica é buscar recomendações de outas turmas que já tenham contrato com a empresa. " Peça a empresa que permita a participação de alguns membros da turma em outros eventos que estejam organizando, como forma de teste para conhecer os serviços pessoalmente", indicou Bortolini.

Por fim, de olho no contrato! Bortolini explica que cada formando deve exigir da comissão de festa uma cópia do contrato de formatura, com os detalhes de todos os serviços, além do estatuto de formatura.


Tags:



Publicidade