Barra de São Francisco

Ministério da Fazenda inovando e fazendo a diferença - Sustentabilidade

Sustentabilidade Ministério da Fazenda inovando e fazendo a diferença

Na intenção de proporcionar um ambiente mais humanizado aos contribuintes, o Ministério da Fazenda do Espírito Santo – SAMF-ES, realizou um trabalho de paisagismo no jardim da sede da instituição, no Centro de Vitória.

Muitas pessoas não sabem que no coração da cidade de Vitória existe um espaço como este, que oferece um ambiente relaxante e ecologicamente equilibrado.
De acordo com as recepcionistas Rosilene Gomes de Oliveira e Andressa Teles, tudo começou em março deste ano, quando um grupo de servidores públicos da SAMF-ES, juntamente com os funcionários das empresas
terceirizadas, se reuniram para melhorar o espaço externo da instituição, contando também com o apoio da Ambserve Serviços Ambientais, queajudou a preparar o solo para receber as mudas doadas pelos servidores.

Servindo também para a integração e lazer entre os servidores e a comunidade, o jardim conta também com uma pequena horta, onde foram plantados morango, pitanga, acerola, amura, manacá e couve.

SUSTENTABILIDADE
O técnico em refrigeração Washington Rodrigues, informou que a irrigação do jardim é feita através da utilização da água condensada que é gerada pelo sistema de ar condicionado, que também serve para lavar a área externa do prédio, uma iniciativa que demonstra a preocupação com a sustentabilidade ambiental.

É importante ressaltar que a realização deste trabalho não causou nenhuma despesa aos cofres públicos, foi feito através da união de todos os funcionários, que doaram as mudas e dedicaram seu tempo livre para colocar em prática este projeto.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Com a preocupação de proporcionar mais qualidade de vida e conforto aos funcionários, o prédio conta com um espaço para prática de ginástica laboral, com equipamentos de ginástica doados pelos próprios funcionários.

O servidor Augusto Pereira de Abreu contou que antes o espaço era utilizado como Central de Refrigeração, mas como hoje o sistema de refrigeração é realizado com a utilização de gás HFC, uma iniciativa ecologicamente correta, tornou-se necessária dar uma nova utilização ao espaço.
Para proporcionar mais conforto aos servidores, a SAMF-ES construiu um refeitório, instalou vestiário com armários individuais e implantou uma academia laboral.

ESPAÇO CULTURAL

No 9º andar do prédio os funcionários contam com uma sala de literatura denominada como Corredor Cultural, onde os funcionários têm acesso a vários livros de diversos autores, para aumentar seus conhecimentos e aprendizado em outras áreas.




SERVIÇO: O espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Tags:



Publicidade