São Mateus

Captura, venda e consumo proibidos a partir de domingo 1° - Defeso do caranguejo

Defeso do caranguejo Captura, venda e consumo proibidos a partir de domingo 1°

No próximo domingo (1° de outubro), começa a época do defeso do caranguejo da espécie Ucides cordatus. Até 30 de novembro, ficam proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie (tanto machos quanto fêmeas), conhecido popularmente por caranguejo-uçá.

Já no período de 1º a 31 de dezembro, a proibição vale apenas para as fêmeas. O defeso compreende a época do crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda, formando uma nova carapaça, o que o torna uma presa fácil de ser capturada.


Atividades

Para orientar consumidores, donos de restaurantes e vendedores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) irá realizar diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do ecossistema manguezal e a necessidade de preservar o caranguejo.

Os agentes ambientais das gerências de Fiscalização e Monitoramento realização fiscalizações por terra e água para evitar que o caranguejo-uçá seja capturado, assim como nos pontos já conhecidos de venda. Também haverá abordagens em quiosques da orla, bares e restaurantes.


Mangue

Os caranguejos capturados serão devolvidos ao mangue, seu habitat natural, e a pessoa que for flagrada vendendo ou consumindo a espécie sofrerá as penalidades previstas na lei nº 9.605/1998 e no decreto nº 3.179/99. Além do Espírito Santo, o defeso também acontece no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.


Programação

Quinta-feira (28)
das 8 horas as 16h30
Onde: Cajun Solon Borges - atividades educativas com a temática "Ecossistema Manguezal", com ênfase no período do defeso do caranguejo, a serem desenvolvidas pelas equipes dos Centros de Educação Ambiental da Pedra da Cebola e Mata da Praia, com comunidades da Grande Goiabeiras;

das 14 as 19 horas
Onde: praias de Camburi e Curva da Jurema - abordagem educativa nos quiosques

Sexta-feira (29)
das 19 as 24 horas
Onde: de Jucutuquara a Jardim Camburi - abordagem educativa nos bares e restaurantes que comercializam o crustáceo, no período noturno, junto aos proprietários e consumidores do caranguejo;

Até 6 de outubro
Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D´Arc -desenvolvimento do projeto "Mangueando na Educação", com ênfase no período do defeso do caranguejo, com turmas do 5º ao 8º ano do turno vespertino, totalizando 100 alunos.


Denúncias

Denúncias podem ser feitas no Fala Vitória 156 e também na Polícia Ambiental, por meio do telefone 3636-0173, e no Iema, pelo telefone 3636-2597.


Tags:



Publicidade