Cachoeiro de Itapemirim

Municipio comemora Dia do Idoso com programação especial - Evento

Evento Municipio comemora Dia do Idoso com programação especial

Em Cachoeiro de Itapemirim, o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) já é comemorado com atividades nas unidades de saúde, como parte de uma programação especial que a prefeitura e parceiros prepararam para a terceira idade.

Um dos pontos altos dessa série de ações é o evento que será realizado nesta sexta (29), na Praça Jerônimo Monteiro, Centro, com serviços gratuitos como aferição de pressão e testes de glicemia oferecidos pelo Centro Universitário São Camilo-ES, além de apresentações culturais de idosos atendidos pelo Centro de Convivência Vida Ativa e pela Associação Bem Viver.


Na ocasião, também serão apresentados os serviços oferecidos pelas instituições com assento no Conselho Municipal do Idoso, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e planejamento urbano.

Caminhada no Zumbi


Na manhã desta terça (26), a equipe de Estratégia de Saúde da Família do bairro Zumbi realizou uma caminhada. Participaram idosos atendidos pelo Hiperdia, programa que acompanha pacientes com hipertensão e diabetes. A ação também contou com aferição da pressão arterial, teste de glicemia, palestra e confraternização com lanche ao final.


"As atividades comemorativas nas unidades básicas de saúde vão se estender por todo o mês de outubro, incentivando os idosos a cuidarem bem de si. A intenção é melhorar a qualidade de vida desse público, que cresce a cada dia no Brasil", frisa a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Jorge.


Na próxima segunda-feira (02), a partir das 8h30, a unidade básica de saúde do bairro Nossa Senhora da Penha vai promover atividades culturais, incluindo musicoterapia, além de palestra com psicanalista sobre autoestima, terceira idade e atitudes comportamentais positivas.


Festa no Centro de Convivência


No próximo dia 06, a festa é no Centro de Convivência Vida Ativa, localizado no bairro São Geraldo, que vai comemorar, na mesma data, o Dia do Idoso e o aniversário do espaço, que completará 16 anos. Estão sendo esperadas entre 200 e 250 pessoas para participar da programação, que começa às 8h, com apresentações culturais, forró e almoço.


O Vida Ativa voltará a celebrar a data entre os dias 23 e 27 de outubro, com a realização da Semana de Saúde do Idoso, que terá diversas atrações para o público atendido na unidade.

Atendimentos à população idosa

O Centro de Convivência é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) que oferecem atendimentos à população idosa. No local terceira idade tem acesso a atividades físicas orientas por profissional de educação física, pedagogo, médico, fisioterapeutas, além de oficinas e opções de lazer.


Já no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), é ofertado atendimento jurídico para idosos em situação de abandono ou vítimas de maus tratos. Há, ainda, o trabalho de fortalecimento de vínculo com as famílias, evitando situações de abandono. Além disso, Cachoeiro tem o Conselho Municipal do Idoso, que acompanha a política de atenção ao público.


"Todo esse trabalho demonstra a preocupação do município com a terceira idade, valorizando essas pessoas que já fizeram tanto em prol da sociedade", avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.


Confira a programação!


Sexta (29), a partir das 7h30, na Praça Jerônimo Monteiro
Abertura ecumênica, com a participação da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e Associação de Pastores.
Aferição de pressão e glicemia (Centro Universitário São Camilo).
Apresentação teatral e de dança do Centro de Convivência Vida Ativa.
Apresentação do coral Bem Viver.
Apresentação dos serviços oferecidos pelas instituições com assento no Conselho Municipal do Idoso de Cachoeiro de Itapemirim, nas áreas de saúde, educação, planejamento urbano, cultural e social.
Forró.

Segunda (02), a partir das 8h30, no salão da Igreja Batista, bairro Santa Helena
Musicoterapia e Dinâmica com os Idosos.
Palestra sobre o tema Autoestima, Terceira Idade e Atitudes Comportamentais Positivas, com o palestrante: psicanalista Pastor Jailton.

Sexta (06), das 8h às 15h, no Centro de Vivência Vida Ativa
Almoço, forró, apresentação teatral e dança.

Quinta (10), das 8h às 12h, quadra do Santa Cecília
Massoterapia, aula de zumba, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, apresentação do grupo de dança da terceira idade Emoções.

Segunda (23) a sexta (27), durante todo o dia, no Centro de Convivência Vida Ativa
Semana de Saúde do Idoso com palestras, apresentações, dança e outras atividades.


Tags:



Publicidade