Irupi

Governo do estado dá posse a novo secretário - Turismo Capixaba

Turismo Capixaba Governo do estado dá posse a novo secretário

Na manhã de hoje (26), em solenidade realizada no Palácio Anchieta, tomou posse o novo secretário de estado do Turismo, Nerleo Caus de Souza, substituindo o antigo secretário José Sales.
 
A solenidade contou com a presença do governador em exercício, César Colnagno; de todos os secretários de estado; dos deputados estaduais Almir Vieira, Janete de Sá, Luzia Toledo e Eliana Dadalto; do presidente do Convenction & Visitours Bureau, Paulo Renato Fonseca Júnior; do superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira; de vários prefeitos e vice-prefeitos, de secretários municipais, como também de todo o trade turístico do Espírito Santo.
 
Em sua fala o ex-secretário José Sales agradeceu toda a equipe da secretaria, bem como, ao jornalista especializado em turismo Cacau Monjardim, um dos ícones do turismo no estado. Cacau é autor do slogan "Moqueca é capixaba, o resto é peixada" e reconhecido como PHD em Espírito Santo. Sales lembrou algumas ações realizadas durante seu mandato como secretário, entre elas o lançamento da campanha Amores, a implantação de um portal de notícias bilíngüe (inglês e espanhol), a recepção de 50 jornalistas de turismo de todo o país e de 160 operadoras e agências de turismo para conhecer, divulgar e promover o turismo do estado.
 
Em nome do trade turístico do estado, o presidente do Convention & Visitours Bureau, Paulo Renato Fonseca Júnior, disse que a fusão entre a cultura e o esporte é fundamental para o desenvolvimento turístico. E emendou dizendo: "O turismo representa hoje 6,4% do PIB do Espírito Santo e, se a visibilidade do estado crescer, aumentará significativamente este percentual. Precisamos nos empoderar do nosso turismo e criar estímulos para que as reuniões de família, de escola e de trabalho sejam realizadas aqui, atraindo pessoas de outros estados pra cá. E fazer com que o turismo esteja sempre na pauta do governo do estado".

Como presidente da Comissão de Turismo da Assembléia Legislativa, a deputada estadual Luzia Toledo lembrou que entre o turismo e a cultura deverá acontecer um eterno casamento, para alavancar o desenvolvimento do estado. A deputada anunciou que em breve o município de Santa Teresa terá sua primeira escola de gastronomia turística e a implantação de uma unidade do SESC, que também contribuirá para o desenvolvimento turístico da região.

Em sua fala o prefeito municipal de Vila Velha, Max Filho, elogiou o governador em exercício, César Colnagno, enfatizando que a atuação de Colnagno tem sido muito importante na definição dos rumos que o estado está tomando, principalmente neste momento em que o governador Paulo Hartung foi indicado para governar o estado do Rio de Janeiro. "Podemos ter certeza de que, se isso acontecer, o nosso estado estará em boas mãos", enfatizou Max Filho. E finalizou dizendo que fazer com que o estado seja mais visitado, certamente tem sido um dos objetivos deste governo.

O novo secretário de estado do Turismo, Nerleo Caus de Souza, disse que o estado precisa deixar de ser refém do turismo corporativo e investir mais no turismo de lazer, fazendo com que o Espírito Santo seja um destino conhecido em todo o país. "Embora o Rio de Janeiro tenha ícones turísticos conhecidos internacionalmente, não podemos deixar que o Corcovado, faça tanta sombra no Espírito Santo. Pretendemos trabalhar identificando oportunidades e enfrentando os desafios", enfatizou o secretário.

O secretário apresentou algumas ações que pretende colocar em prática na secretaria, entre elas:
 
- Melhorias no aeroporto de Vitória, para possibilitar receber cada vez melhor o turista;
- Fortalecimento do Convention & Visitours Bureau;
- Estímulo às secretarias municipais;
- Desoneração da cadeia tributária para poder competir com os preços dos outros estados;
- Definir estratégias e buscar soluções para o desenvolvimento turístico do estado.

"O turismo não avança com tecnologia robótica, é feito por gente para a gente", afirmou o secretário.
O governador em exercício, César Colnagno lembrou que o governador Paulo Hartung está representando o estado num evento de rochas e granitos, que representa 10º lugar na balança comercial do país.
 
César Colnagno disse ser necessário um conjunto de ações para proporcionar o crescimento turístico no estado, e isso vem acontecendo ao longo deste governo. Lembrou a importância do programa Caminhos do Campo, visando aumentar o fluxo de turismo também no interior do estado. E finalizou dizendo: "O equilíbrio entre aquilo que é prioridade, que dará retorno para o estado, faz a diferença neste governo. Temos que investir mais em estrutura, logística e educação, para continuarmos avançando", enfatizou Colnagno.


Tags:



Publicidade