Marataízes

Feira da Agricultura Familiar atende em novo local - Rua da Divisa

Rua da Divisa Feira da Agricultura Familiar atende em novo local

A Prefeitura Municipal de Marataízes informa que a Feira Municipal da Agricultura familiar e Pesca Artesanal foi transferida para a Rua da Divisa, localizada na Rua Tomé de Souza, no centro da Barra do Itapemirim. A Feira é uma parceria entre a Agricultura Familiar e a Economia Solidária de Marataízes e permanece no mesmo horário, das 7h as 10h, toda sexta-feira.

A iniciativa da mudança do local parte de estudos realizados emparceria das Secretarias de Agricultura e Pesca, de Assistência Social e Defesa Social e com o aval do Prefeito Municipal. O local permite melhor visualização, divulgação e acesso dos munícipes à Feira, o que tem por objetivo proporcionar aumento nas vendas para os agricultores. Segundo o Superintende de Agricultura, Luciano Sansão, além do local outras medidas adotadas para fortalecer a feira vem sendo feita desde o início do ano com a proibição de produtos comprados na Ceasa. Os agricultores estão sendo estimulados e incentivados a produzirem as hortaliças, frutas e manipulados como a tapioca, conservas de pimentas, caldo de cana e outros.

Reforça ainda que, esse incentivo resultará em uma maior produção agrícola que será toda mapeada, acompanhada e ainda documentada, com a emissão da nota fiscal. Esse incentivo é uma parceria estabelecida com a Secretaria de Finanças, que vem doando os talonários aos agricultores e pescadores de Marataízes, melhorando o Fundo de Participação Municipal. Os incentivos são o empréstimo de encanteirador, grade, arado, a custo zero, ainda cursos e assistência técnica, via Incaper e SEAPE.

Os feirantes vem sendo estimulados ainda a formarem a sua própria Associação para lutarem por seus direitos e cumprirem os seus deveres e ainda, em parceria com o Sebrae vem sendo capacitados para evoluírem nas suas técnicas de comercialização, produção, planejamento com vistas a acessarem novos mercados, com ênfase aos mercados Institucionais.

"Marataízes, vem trabalhando e vencendo a crise. Pela primeira vez o Município acessou o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA / CONAB e a beneficiária é uma feirante de Timbó.", destaca Luiz Carlos Silva Almeida, Secretário de Agricultura.

Dessa forma, a Secretaria de Agricultura Agropecuária ABASTECIMENTO e Pesca cumpre sua função social de promover o abastecimento com a política municipal de incentivo a Feira, contribuindo definitivamente para uma melhor diversificação rural.

O Prefeito Municipal, Tininho Batista cumprimenta a todos os feirantes por mais essa vitória e ainda agradece a todos os parceiros, sejam institucionais ou não, como: Secretarias de Finanças, Assistência Social, Defesa Social, Incaper, Idaf, Comitê da Feira, Conderma, Associação de Brejo dos Patos, equipe da SEAPE e tantos outros parceiros importantes envolvidos neste projeto para somar.


Tags:



Publicidade