Aracruz

Semtur visita aldeias indígenas de Aracruz - Cultura

Cultura Semtur visita aldeias indígenas de Aracruz

Apoiar o artesanato como fonte geradora de renda e fomento para o turismo e cultura local é o objetivo da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) da Prefeitura de Aracruz com as visitas realizadas nas aldeias indígenas do município.

Já receberam a visita técnica da equipe da Semtur as aldeias de Pau Brasil, Areal, Caieiras Velha e Piraqueaçú. Segundo o secretário Jean Pedrini, esses encontros visam um diálogo com as comunidades no intuito de buscar soluções para o escoamento das produções indígenas em suas diversas produções, incluindo o artesanato. 

Pedrini ressalta ainda que é necessário apoiar e abrir portas para os artesãos indígenas. "Dada a riqueza cultural presente em nossas aldeias, temos todas as condições para enriquecer o turismo de nossa cidade". A Semtur informa que as demais aldeias serão visitadas.


Aldeias Indígenas de Aracruz

Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. Atualmente são 09 aldeias assim distribuídas: 04 guaranis e 05 tupinikuins. Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupinikins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.  


Tags:



Publicidade