Bom Jesus do Norte

A qualificação de mão de obra está transformando vidas - Não fique de fora

Não fique de fora A qualificação de mão de obra está transformando vidas

A prefeitura de Bom Jesus do Norte formou mais duas turmas nos cursos de corte e costura e cabeleireiro, as aulas foram ministradas no Centro de Referência da Assistência Social(CRAS) no bairro vista alegre. A cerimônia de entrega dos certificados contou com as presenças de Aline Fátima de Faria Barbosa Souza, Secretária de Assistência Social e o Prefeito Marquinhos Messias.

Durante 3 meses as alunas tiveram aulas práticas que possibilitaram novas oportunidades de geração de renda. No curso de corte e costura foi ensinado fabricação de panos de prato, jogos de cozinha e banheiro, tapetes e produtos similares.

Dona Lusmar Alves da Silva, 50 anos, residente no bairro Vista Alegre, mora com o esposo, que é barbeiro, e uma filha especial, 30 anos de idade, mas totalmente dependente. Lusmar tem uma máquina de costura e tinha noções básicas de costura, e após o curso as coisas mudaram para melhor. "Para mim está sendo muito bom, muito produtivo, pois abriu a minha cabeça e já vou comprar tecido para fabricar e vender de porta em porta e mais pra frente, quem sabe, arrumar umas vendedoras para vender o que pretendo produzir", fala dos seus planos a otimista dona Lusmar.

Outra que está bem empolgada com o aprendizado no curso de cabeleireiro é a dona de casa Lediva Francisco de Souza, 54 anos, moradora do bairro Vista Alegre. Atualmente desempregada, Lediva percebeu no curso a oportunidade para uma fonte de renda, e não perdeu tempo se dedicando ao máximo no aprendizado. "O curso foi tudo de bom, aprendi, aprendi muito mesmo, agora pretendo corre atrás de uma oportunidade de trabalho e aos poucos montar uma estrutura para também atender em casa", destaca Lediva que, com as economias guardadas, já começou a investir em alguns equipamentos de salão.

Atuando como Assistente Social do Cras, Marilene de Figueiredo Alves, percebe os cursos como uma grande oportunidade para melhorar a qualidade de vida das famílias. "Os cursos são oportunidades para que muitos saiam dos benefícios eventuais como a doação de cestas básicas, por exemplo, e passem a ser sujeitos da própria história, pois grande parte dos, agora, profissionais conseguem espaço no mercado de trabalho se emancipando financeiramente de forma definitiva", enfatiza a assistente social.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Aline Fátima, os assistidos recebem total apoio de uma equipe Multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, pedagogo entre outros profissionais que trabalham em apoio a toda a estrutura familiar dando suporte e acompanhamento permanente, medida que facilita o processo de desenvolvimento social das famílias assistidas.


Tags:



Publicidade