Alegre

SAAE constrói barragem para beneficiar moradores - Água

Água SAAE constrói barragem para beneficiar moradores

Pela primeira vez o distrito de Celina terá sua própria barragem de captação de água. O projeto de iniciativa do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de (SAAE) de Alegre, visa solucionar os problemas de água do distrito e melhorar a sua qualidade. A obra em andamento será de suma importância nos períodos de seca da região.

Com capacidade para seis mil metros cúbicos ou seis milhões de litros de água, a nova barragem aumentará a captação do distrito em 30 vezes. "É um projeto muito ambicioso e que com muita dedicação estamos concretizando com nosso próprio investimento. A barragem de Celina terá vazão de 20 litros por segundo, e aumentará a oferta hídrica da região. Este trabalho é fruto do esforço conjunto dos servidores do SAAE e dos produtores da região que cederam a área para a construção da barragem", explica o diretor do SAAE, José Gilberto Vial.

A expectativa é que o reservatório aumente a segurança hídrica do distrito e até mesmo de Alegre, para que não seja necessário criar sistemas de racionamento como foi feito em 2016, "existe a possibilidade de aumentarmos a capacidade desta barragem para até onze mil metros cúbicos ou 11 milhões de litros de água. Se isto se concretizar, esta barragem servirá de auxílio para abastecer Alegre, uma vez que em períodos de seca a barragem de Jerusalém não é suficiente para atender a demanda", afirma Vial.

Ainda em Celina, o SAAE também concluiu o calçamento da subida da base de estação de tratamento do distrito. "Em dias de chuva era impossível chegar até a base de carro. Muitas vezes os servidores subiam com material a pé por conta do barro", ressalta o diretor do SAAE ao falar das dificuldades enfrentadas pelo setor antes da conclusão do calçamento.


Tags:



Publicidade