Espírito Santo

Terras indígenas no ES serão recuperadas pela Funai - Preservação

Preservação Terras indígenas no ES serão recuperadas pela Funai

Para reforçar as ações de recuperação em áreas degradadas em terras indígenas do Espírito Santo, a Fundação Nacional do Índio (Funai) firmou acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado (Seama).

Com a medida, cerca de 160 mil mudas devem ser plantadas em quase 200 hectares que hoje estão degradados. Também estão previstas atividades de gestão ambiental e a adoção de práticas de uso amigável do solo.

O acordo de cooperação técnica começou a ser elaborado no ambiente de execução do Projeto Gati (2010-2016), com intensa participação de representantes indígenas locais, servidores da Funai e da Seama. A partir dos resultados, o acordo poderá servir de modelo para a aplicação em outras regiões do País.

Inicialmente, as terras do atual Espírito Santo eram habitadas por diversos povos indígenas todas pertencentes ao tronco: Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antrofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.

Na região Sul do atual estado e na região da serra do Caparaó, as tribos não eram hostis, e o seu nome deriva de seu hábito de levar os visitantes para "ouvir o silêncio" da Serra do Castelo. As demais tribos eram os almorés e os goitacás.

Na região norte do Espírito Santo várias tribos ocupavam as regiões do Vale dos rios Cricaré e rio Doce, entre eles Tupinambás, Pataxós, Maxacalis e Botocudos que imigraram de Minas Gerais e ocuparam toda essa região. Estes últimos foram os mais massacrados devido a sua não aceitação de contato com o homem branco.

Atualmente Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupiniquim e Guarani. Atualmente são nove aldeias assim distribuídas: quatro guaranis e cinco tupiniquins. Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupiniquins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.

 


Tags:



Publicidade