Aracruz

Barragem de Jacupemba vai abastecer mais de 1.800 casas - Na reta final

Na reta final Barragem de Jacupemba vai abastecer mais de 1.800 casas

Máquinas, caminhões, técnicos e operários estão trabalhando desde o dia 08 de agosto na construção da represa


As obras da barragem de Jacupemba, município de Aracruz, já estão na reta final. Máquinas, caminhões, técnicos e operários estão trabalhando desde o dia 08 de agosto na construção da represa que, em períodos de seca, abastecerá 1.859 residências do distrito, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

"As obras do barramento estão na fase final. Resta agora terminar a parte superior do barramento, que levará aproximadamente 15 dias", explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Aldeir de Jesus Souza.

A expectativa é que até o próximo verão a represa esteja funcionando. Com capacidade para armazenar até 49 milhões litros d’água, a barragem beneficiará cerca de 7 mil pessoas do distrito que, atualmente, capta água do manancial do Rio São José e de um poço artesiano com 100 metros de profundidade.

Alternativa em tempos de estiagem
A barragem de Jacupemba é um dos projetos executados pela Prefeitura de Aracruz, por meio da SEMAG em parceria com o SAAE, com o objetivo de amenizar os reflexos da estiagem para a população.

A construção de mais uma represa, segundo o prefeito do município, Jones Cavaglieri, é uma das medidas adotadas com o intuito de driblar a crise hídrica. "Estamos construindo barragens porque, além de reservar água, é uma forma de aumentar nossa capacidade hídrica, preservando nascentes", disse.

Parceria com o produtor
O projeto é uma das ações da SEMAG com o objetivo de proteger o meio ambiente e também o impacto da seca. As represas são feitas através da Lei 3.021 que, de acordo com Renato Pereira Sobrinho, secretário de agricultura, permite a construção de barragens em propriedades particulares.

No caso da barragem de Jacupemba, a construção está sendo feita na área do produtor rural Elcio José Boina, que enxerga neste projeto uma forma de contribuir com a população. "É uma boa obra que vai ajudar muita gente. Água é vida e a construção da barragem tem todo meu apoio", comentou.


Tags:



Publicidade