Vitória

Búlgaro acolhido pela Prefeitura inicia retorno a seu país - Assistência social

Assistência social Búlgaro acolhido pela Prefeitura inicia retorno a seu país

Nos últimos dias, a vida do búlgaro Vladimir Dmitrov caberia perfeitamente na letra da canção "De volta pro aconchego", de Dominguinhos e Nando Cordel, interpretada pela cantora Elba Ramalho. Depois de permanecer 20 dias em situação de rua e de ser acolhido no Abrigo Bom Samaritano, em Santa Rita, por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), chegou o grande dia dele voltar ao convívio familiar.

Na manhã desta terça-feira (19), Vladimir começa sua feliz jornada de volta à sua cidade de origem: Varna, localizada no leste da Bulgária, na costa do Mar Negro. O marinheiro mercante, que fala fluentemente cinco idiomas, além do búlgaro (russo, francês, inglês, espanhol e português), parte da Rodoviária de Vitória rumo à Brasília. Na Capital Federal, ele cumprirá todos os protocolos junto à Embaixada da Bulgária para que, no dia 25 de setembro, viaje de avião ao Recife. Da capital pernambucana ele irá direto para a Europa. Ao todo, serão 11.916 quilômetros e o fim de uma grande expectativa.

"Agradeço à Prefeitura de Vila Velha, aos técnicos da Secretaria de Assistência Social, que me receberam muito bem no Abrigo Bom Samaritano. Sou muito grato a todos. Agora espero restaurar minha vida, com minha família, na Bulgária", afirmou Vladimir, que também foi assistido no Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).

A assistente social da Prefeitura de Vila Velha, Nolvina Gomes, acompanhou todo o atendimento feito a Vladimir. Ela destaca que o atendimento a estrangeiros é uma constante no Bom Samaritano. "Nossa equipe técnica está totalmente preparada para atender, sempre. Trabalhamos para reinserir cada pessoa ao seu respectivo convívio social", declarou a técnica da Semas.


Tags:



Publicidade