Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
30 vias da Grande Vitória receberão radares - (Castelo, ES)

Castelo

Prefeituras selecionam 30 vias mais movimentadas para receber radares - Monitoração

Monitoração Prefeituras selecionam 30 vias mais movimentadas para receber radares

As vias mais movimentadas e com maior registro de infrações e até acidentes de trânsito estão na fila para receber radares para brecar a imprudência de motoristas. Somente na Grande Vitória, as prefeituras mapearam 30 pontos mais críticos, vão repassá-los para Governo do Estado, que vai fechar convênio para a aquisição dos equipamentos e a instalação.

Em Cariacica, ao menos seis vias foram levantadas pela prefeitura. Mas esse número não é definitivo, afirma o secretário de Serviços e Trânsito, Sebastião Covre. “Estamos em processo de estudo para escolher as vias. Algumas têm necessidade de até mais de um radar, mas ainda temos que esperar a viabilidade do convênio”, explica Covre, ressaltando que velocidade alta é o principal motivo para a aquisição dos radares.

Na Serra, um estudo viário realizado pela prefeitura mostra três vias com necessidades mais urgentes. Outras três também devem entrar no pacote. “Foi feito um diagnóstico que prova que o excesso de velocidade é o principal problema. Os motoristas, infelizmente, não têm noção do espaço público, ocasionando muito acidentes. Então, esses radares são uma forma de disciplinar os condutores”, destaca o coronel José Carlos Carneiro, secretário de Defesa Social da cidade.

Na Capital, os trechos definidos são os principais corredores viários, como avenidas Fernando Ferrari, Dante Michelini, Serafim Derenze e até o Centro de Vitória.

Em Vila Velha, nove avenidas dos trechos mais movimetados também deverão ser contempladas. “O Governo do Estado nos pediu um levantamento das áreas mais movimetadas da cidade para que, futuramente, elas possam receber os radares eletrônicos. Como é uma minuta de convênio, é o Governo estadual quem vai implantar os equipamentos”, explica o secretário de Transporte e Trânsito de Vila Velha, Bruno Lorenzutti.

Ele também reforça que essa quantidade ainda não está fechada. “Na hora da implantação, pode ser que um via seja substituída por outra. O estudo que fizemos leva em consideração as vias que têm mais movimento de pessoas, veículos, acidentes e até mortes. Nossa principal missão é diminuir os acidentes, principalmente os fatais, e fazer com que os condutores respeitem a sinalização”, finaliza Lorenzutti.

Estado vai fazer avaliações técnicas para implantar radares
A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informam, por meio de nota, que vêm trabalhando em parceria com as prefeituras da Grande Vitória com um projeto de monitoramento eletrônico de ruas e avenidas da Região Metropolitana, por meio da implantação de radares. Em conjunto, eles realizam o Programa Juntos Pela Vida, que busca a redução de acidentes de trânsito.

A Setop disse, ainda, que já recebeu as sugestões preliminares das prefeituras, com indicação prévia de avenidas e ruas para que a secretaria possa avaliar a viabilidade técnica de implantar a fiscalização eletrônica.

Atualmente, a Setop desenvolve um convênio que será assinado entre os municípios e o Detran, além do edital a fim de contratar empresa para instalação dos equipamentos. A secretaria finaliza afirmando que, somente após a análise técnica será possível anunciar os trechos onde os equipamentos poderão ser instalados. A estimativa é de que todo o processo seja concluído até o final deste ano.

Onde os radares serão instalados
Cariacica
Algumas vias que podem ser contempladas:
Avenidas Espírito Santo, Leste Oeste, Expedito Garcia (pode sair da lista porque já é uma via bastante sinalizada), Alice Coutinho, Fernando Antonio e Rua Vale do Rio Doce.

Vila Velha
Algumas vias que podem ser contempladas:
Avenidas Hugo Musso, Champagnat, Antonio Gil Veloso, Estudante José Júlio de Souza, Jerônimo Monteiro, Luciano das Neves, Desembargador Augusto Botelho, Carlos Lindenberg e Castelo Branco.

Serra
Algumas vias que podem ser contempladas:
Avenidas Eldes Scherrer (também chamada de Civit II), em Laranjeiras; Talma Rodrigues Ribeiro, que liga Jacaraipe a Laranjeiras; além da Avenida Norte Sul. Além disso, a prefeitura vai tentar incluir mais três vias: avenidas Brasil (Novo Horizonte), Brasília (Porto Canoa) e José Rato (José de Anchieta).

Vitória
Algumas vias que podem ser contempladas:
Avenidas Fernando Ferrari, Dante Michelini, Reta da Penha, Maruípe, Vitória, Beira-Mar, Jerônimo Monteiro, Princesa Isabel e Serafim Derenze.


Tags:



Publicidade